Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 11 de janeiro de 2021
Em setembro de 2020, de acordo com o último balanço, o banco tinha 92,1 mil funcionários
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilO BB (Banco do Brasil) anunciou nesta segunda-feira (11) a abertura de dois PDVs (Programas de Demissão Voluntária) com a previsão de adesão de cerca de 5 mil funcionários.
Foi anunciado ainda o fechamento de 361 unidades do banco – 112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento – em todo o País no primeiro semestre deste ano.
As modalidades de desligamento voluntário oferecidas aos funcionários são as seguintes:
Os programas de demissão possuem regulamentos específicos que estabelecem as regras para adesão, que não foram especificados no fato relevante anunciado aos investidores. O número final de adesões, assim como o impacto financeiro, serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão, que ocorrerá até 5 de fevereiro, informou o banco.
Em ambos os programas, a adesão é voluntária e de caráter pessoal. Os incentivos variam de acordo com as condições estabelecidas por cada programa e pelas condições de cada funcionário.
Em julho de 2019, o BB anunciou um plano de desligamento incentivado para promover adequação nos quadros de funcionários, além de regularizar vagas e excessos em dependências e praças, otimizando a distribuição da força de trabalho nas unidades. Aderiram ao PDV 2,36 mil funcionários.
Em setembro de 2020, de acordo com o último balanço de resultados, a instituição financeira tinha 92,1 mil funcionários, queda de 1,9% em relação a setembro de 2019.
Fechamento de agências
O Banco do Brasil informou que a reorganização da rede de atendimento, incluindo o fechamento de unidades, deve trazer uma economia líquida anual estimada com despesas administrativas de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.
O objetivo do fechamento, segundo o banco, é trazer mais eficiência à rede de atendimento, propiciar recursos para abertura de unidades de atendimento especializado e melhorar as experiências dos clientes. Mais informações sobre as medidas podem ser obtidas aqui.