Quarta-feira, 01 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de outubro de 2015
O maior banco da Alemanha, o Deutsche Bank, transferiu acidentalmente para a conta de um único cliente 6 bilhões de dólares, o equivalente a 23,5 bilhões de reais. De acordo com reportagem do jornal britânico Financial Times, que revelou o erro, a culpa teria sido de um funcionário júnior, sem experiência, que, por digitar números errados, acabou transferindo a quantia para um fundo de investimentos dos Estados Unidos.
O dinheiro foi recuperado pelo Deutsche Bank no dia seguinte ao erro, que ocorreu em junho deste ano enquanto o chefe do funcionário tirava férias. No entanto, o episódio levantou duvídas no mercado sobre a segurança da instituição.
O banco reportou o incidente ao Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos), ao Banco Central Europeu e uma autoridade financeira do Reino Unido. Duas pessoas ouvidas pela reportagem e familiarizadas com essas operações, disseram que esses erros são comuns, mas “deste tamanho, são raros”. O banco alemão está imerso em várias batalhas legais, com acusações de manipulação dos mercados de divisas, dos índices Liber e Euribor e de fazer negócios com países que estão sob sanções nos Estados Unidos, como o Irã. (AG)