Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Bancos deixam de oferecer transferências via DOC a partir desta segunda

Compartilhe esta notícia:

Operação de transferência bancária, oferecida há quase quatro décadas, ficou obsoleta com a adoção do Pix

Foto: Reprodução
Operação de transferência bancária, oferecida há quase quatro décadas, ficou obsoleta com a adoção do Pix. (Foto: Reprodução)

Instituições financeiras associadas à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) deixam de oferecer, a partir desta segunda-feira (15), transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos mais tradicionais meios de pagamento bancário. A medida é válida para pessoas físicas e jurídicas.

Os agendamentos da modalidade podem ser feitos até as 22h. De acordo com a Febraban, a extinção definitiva do sistema ocorrerá no dia 29 de fevereiro — data máxima para que os bancos processem transferências já programadas.

Além do DOC, as instituições também deixarão de oferecer a TEC (Transferência Especial de Crédito), que são operações realizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.

Atualmente, o valor máximo permitido para qualquer transação via DOC ou TEC é de R$ 4.999,99. Não foram anunciadas mudanças nas operações de TED (Transferência Eletrônica Direta).

No DOC, as operações são efetivadas um dia após o recebimento da ordem de transferência pelo banco. Já na TEC, a transferência é efetuada, no máximo, até o final do dia em que foi dada a ordem.

Segundo a Febraban, as operações via DOC, sistema criado em 1985 pelo Banco Central, vinham sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do Pix, em novembro de 2020.

“Tanto a TEC quanto o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explicou o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Estabelecimento na Zona Sul de Porto Alegre é interditado ao promover baile clandestino
Seguro-desemprego: saiba quais são os novos valores para este ano e como solicitar o benefício
https://www.osul.com.br/bancos-deixam-de-oferecer-transferencias-via-doc-a-partir-desta-segunda/ Bancos deixam de oferecer transferências via DOC a partir desta segunda 2024-01-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar