Quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de outubro de 2025
Em mais um concerto comemorativo dos seus 100 anos de fundação, a Banda Municipal de Porto Alegre se apresenta às 18h deste sábado (1º) na Praça da Afândega, durante a programação inaugural da 71ª Feira do Livro. A entrada é gratuita, por ordem de chegada. O
O repertório é sortido, com sucessos de compositores nacionais e estrangeiros, em versões sob a regência de Diego Ramires. A instituição é dirigida pelo também maestro Eliseu Rodrigues.
Atualizações sobre os eventos com a presença do grupo são divulgadas no site prefeitura.poa.br e também em sua conta na rede social Instagram. Confira, a seguir, o que deve rolar:
– “Can’t Take My Eyes Off You” (Bob Crewe/Bob Gaudio).
– “Libertango” (Astor Piazzolla).
– “Novo Tempo” (Ivan Lins).
– “Maria-Maria (Milton Nascimento e Fernando Brant).
– “Bebê” (Hermeto Pascoal).
– “Festival Prelude” – Alfred Reed.
– “A String of Pearls” – Jerry Gray.
– “Africa” – Toto/David Paich e Jeff Porcaro.
– “Solamente Una Vez” – Agustín Lara.
– “Love’s Theme” – Barry White.
– “Heal the World” – Michael Jackson.
– “Mas que Nada” – Jorge Ben.
História
A Banda Municipal foi instituída no dia 13 de julho de 1925 pelo intendente (cargo equivalente ao de prefeito nos dias atuais) Otávio Rocha, que encarregou os professores José Acorsi e José Andrade Neves de organizarem um grupo com esse perfil e dentro dos “moldes europeus”. A estreia se deu no Theatro São Pedro, em 13 de junho do ano seguinte.
Posteriormente, as apresentações passaram a ser realizadas também em praças públicas. Outro local frequente de suas performances foi o primeiro Auditório Araújo Vianna (1927-1958), então localizado no terreno onde seria construída a sede da Assembleia Legislativa (inaugurada em 1967), antes de ser transferido para o Parque da Redenção (1964).
Em 1979, a regência foi assumida por Alcides Macedo (“Macedinho”) e o grupo voltou a obter projeção no panorama musical, com presente constante em retretas, solenidades e atos cívicos. Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em 1988, o grupo acabou incorporado ao órgão e subordinado ao gabinete do titular da pasta. Hoje conta com 34 integrantes (com vínculo estatutário de servidor municipal).
A programação do centenário continua ao longo do ano, com novos concertos em diferentes espaços, inclusive fora da Capital gaúcha. Para se manter informado sobre as atrações, deve ser acessado o site prefeitura.poa.br e a conta da Banda Municipal de Porto Alegre em redes sociais como o Instagram.
“Ao longo de 100 anos de história, a Banda Municipal de Porto Alegre tem encantado gerações com apresentações em praças, solenidades, eventos cívicos e concertos que fazem parte da vida e da memória de Porto Alegre”, ressalta o texto de divulgação no site da prefeitura.
(Marcello Campos)