Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Barco fantasma aparece em São Paulo, vira mistério e acaba saqueado

Compartilhe esta notícia:

Câmeras de monitoramento espalhadas pelo complexo portuário registraram a embarcação sendo levada pela força da corrente marítima. (Foto: Reprodução)

Uma embarcação de madeira, ainda não identificada, de mais de 10 metros de comprimento, foi encontrada à deriva no Canal de Navegação do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesse fim de semana. A autoridade marítima não sabe a procedência barco, cuja estrutura foi saqueada por moradores de comunidades durante a noite.

Câmeras de monitoramento espalhadas pelo complexo portuário registraram a embarcação sendo levada pela força da corrente marítima, parcialmente submersa no Canal do Estuário. A Praticagem de São Paulo, responsável pelas manobras do navios, notificou em seguida a CPSP (Capitania dos Portos de São Paulo).

Uma equipe da autoridade marítima percorreu o cais e a localizou nas proximidades de um terminal de químicos na Margem Esquerda, em Guarujá (SP). Em razão das condições precárias do barco, não foi possível identificá-lo para que o proprietário pudesse ser acionado para fazer o reboque e retirá-lo dali.

Ao longo do dia, o casco da embarcação ficou preso próximo a pilastras de sustentação do píer do terminal portuário, não oferecendo risco à navegação. Moradores de comunidades próximas dali a amararam ao costado e fizeram a retirada de parte da estrutura que estava acima da linha d’água.

A Capitania não informou se abrirá inquérito para apurar a procedência do barco. A Prefeitura de Guarujá disse que estava ciente da ocorrência, mas que esperava as ações da autoridade marítima para evitar eventual dano ambiental ao mar ou outros incidentes em razão do risco de colisões.

Outro caso

Um grupo de cinco amigos que realizava um percurso de caiaque no litoral da Grande Florianópolis passou por apuros na manhã desse domingo, próximo ao Sul da Ilha. Após partir da praia de Ganchos de Fora, em Governador Celso Ramos, o grupo de gaúchos seguia no sentido Sul e precisou da ajuda do helicóptero Arcanjo 01, do Corpo de Bombeiros, quando os caiaques em que estavam ficaram à deriva. O motivo foi o forte vento que soprava no sentido Norte, que dificultou a atividade marítima.

De acordo com o capitão Felipe Gelain, comandante de operações da aeronave, os bombeiros foram chamados para atender a ocorrência às 10h15min. Enquanto o Arcanjo se deslocava, foi informado que o grupo já estava a salvo e havia conseguido se abrigar na Ilha do Papagaio, em Palhoça. “O primeiro que chegou ligou e pediu ajuda”, informou Gelain. “Chegamos ao local às 10h24min e constatamos que quatro deles já estavam na ilha, mas um ainda estava bem distante da praia, a cerca de 1 km”, explicou.

Um dos tripulantes do Arcanjo mergulhou próximo ao homem que ainda estava à deriva e constatou que ele estava bem, porém muito cansado e com dificuldade para chegar à praia. Além de resgatá-lo, os bombeiros realizaram o reboque do caiaque com a ajuda de um jet ski. O atendimento da ocorrência durou cerca de uma hora.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Ladrões roubam bancos com técnica industrial, sem uso de explosivos
Saiba como três robôs ajudam o Tribunal de Contas da União a identificar fraudes em licitações
https://www.osul.com.br/barco-fantasma-aparece-em-sao-paulo-vira-misterio-e-acaba-saqueado/ Barco fantasma aparece em São Paulo, vira mistério e acaba saqueado 2018-03-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar