Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Barragem em Minas Gerais pode se romper a partir de domingo

Compartilhe esta notícia:

De acordo com a ANM, o rompimento poderá ocorrer até o dia 25 de maio. (Foto: Divulgação/Vale)

Após uma recomendação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), a mineradora Vale deve adotar “imediatamente” medidas para deixar claro à população de Barão de Cocais (MG) sobre os riscos de rompimento de uma barragem da cidade. Trata-se da Sul Superior, da Mina de Gongo Soco e, de acordo com a Vale, o rompimento poderá ocorrer entre 19 e 25 de maio.

A informação sobre o risco de rompimento foi obtida pelo MPMG junto à própria minerador que descreveu em documento “uma deformação no talude norte da Cava de Gongo Soco, na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, passível de provocar a sua ruptura, gerando vibração capaz de ocasionar a liquefação da Barragem Sul Superior, levando ao rompimento da estrutura e, por conseguinte, danos sociais e humanos imensuráveis para a região”.

Segundo nota do MPMG, divulgada nesta quinta-feira (16), a Vale deve comunicar “por meio de carros de som, jornais e rádios, informações claras, completas e verídicas” sobre a condição estrutural da barragem. Além disso, a recomendação prevê “total apoio logístico, psicológico, médico, bem como insumos, alimentação, medicação, transporte e tudo que for necessário” às pessoas eventualmente atingidas, por parte da empresa.

No entanto, a Vale ressalta que “não há elementos técnicos até o momento para se afirmar que o eventual escorregamento do talude Norte da Cava da Mina Gongo Soco desencadeará gatilho para a ruptura da Barragem Sul Superior”. A empresa informou ainda que fará simulado de evacuação em Barão de Cocais no próximo sábado (18).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A prefeitura avalia que a cooperação com o governo do Estado tem ajudado a reduzir a criminalidade em Porto Alegre
Em busca de investimentos, o governador gaúcho encerra neste sábado a sua primeira viagem internacional
https://www.osul.com.br/barragem-em-minas-gerais-pode-se-romper-a-partir-de-domingo/ Barragem em Minas Gerais pode se romper a partir de domingo 2019-05-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar