Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 7 de julho de 2016
Quatro pontos da Capital e Região Metropolitana ganharão reforço no policiamento com a implantação de Bases Móveis Comunitárias da BM (Brigada Militar). Policiais atuarão nos bairros Santa Tereza e Rubem Berta, em Porto Alegre; Mathias Velho, em Canoas; e Santo Afonso, em Novo Hamburgo.
As bases são compostas por um ônibus equipado com tecnologia de informação, que possibilita registro de ocorrência, e integrado por dez policiais, além de viaturas e bicicletas, que atuarão nas imediações da Base. A ação deve ampliar o policiamento ostensivo preventivo e reduzir os índices de criminalidade em áreas de vulnerabilidade social. O objetivo é contribuir para melhoria da qualidade de vida da comunidade nas áreas selecionadas.
O projeto tem foco em atender comunidades com maior índice de ocorrências policiais ou de potencial de risco contra a pessoa, e o planejamento tem base no georreferenciamento de demandas estatísticas e relatos de insegurança. As ações serão direcionadas a escolas, pequenos estabelecimentos comerciais e locais de encontro da comunidade.
“A inauguração dessas bases faz parte de todo o planejamento estruturado desde o início do governo. As necessidades são muitas, mas esse é um trabalho diferenciado dos demais. São ações de trabalho comunitário e preventivo de todos os organismos da segurança para oferecer mais tranquilidade à comunidade”, garantiu o governador José Ivo Sartori. Ele participou da solenidade no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (7), para marcar o início das atividades da ação que integra a Fase 2 do Plano Estadual de Segurança, lançado em junho.
“Esta é uma forma de fazer policiamento comunitário nesses bairros onde foram identificados como os de maior desagregação social”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini.
“Nosso objetivo é fazer com que esses ônibus, as duas motos, as duas viaturas e as duas bicicletas fiquem circulando nessa região, se aproximando da comunidade para que eles conheçam os brigadianos. A ideia é manter os mesmos PMs para que eles sejam conhecidos e tragam tranquilidade para a sociedade”, assegurou o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira. Ele também afirmou que dentro dos micro-ônibus é possível fazer ocorrências, possibilitando que a comunidade tenha o serviço sem que precise sair do seu bairro.