Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de dezembro de 2018
A cultura e a arte têm espaço em Porto Alegre e esse lugar é o Centro Cultural Companhia de Arte, que este ano encerra as atividades com três dias de feira de artesanato, comidinhas e muitas atividades culturais.
De 17 a 19 de dezembro, o Bazar de Natal da Cia de Arte tem o propósito de promover a aproximação e a interação de pessoas com a comunidade artística e o espaço que promove oficinas diversas e detém cerca de 70% da produção cultural e cênica local.
“Atuamos desde 1985 no cenário cultural de Porto Alegre, bem no coração da cidade, num prédio público de nove andares cedido para a Associação Cia de Arte. Aqui funciona o teatro, uma biblioteca, o restaurante, um ateliê e salas multiuso, onde ocorrem espetáculos, apresentações, exposições, ensaios, seminários, oficinas de formação e workshops, além da confecção de cenários, figurinos, bonecos e adereços. Hoje a Cia de Arte é um importante polo da economia cultural e criativa não só do município, mas do Estado gaúcho. E queremos aproximar mais pessoas desse território em 2019, por isso a importância deste evento com uma vasta programação, com entrada franca”, comenta a coordenadora da associação, Graziela Saraiva.
Além da feira de artesanato, arte e comidinhas, o Bazar de Natal oferece à população uma programação cultural diversificada. Segundo o artista e organizador do evento, Mairã Alves, um dos objetivos deste movimento é estabelecer a associação como espaço de lazer e de formação artística junto à população. “Estamos encerrando 2018 com uma programação intensa nesses três dias para lembrar as pessoas da nossa função social e cultural, além de ressaltar que estaremos de volta ao cenário artístico em 2019, com muito mais atrações”, complementa o bonequeiro.
Na programação do Bazar haverá dança, música, roda de capoeira, além da feira.
Entre as atrações estão as caixinhas de teatro lambe-lambe do coletivo Caixa de Pandora, que se apresentam na terça-feira, dia 18, e O Povo da Rua, que apresenta o sarau cênico-poético Flor no Asfalto. Este último tem inspiração no movimento hippie e de resistência, além de expressar o direito dos nossos corpos aos espaços da cidade. Através da teatralidade e a urgência em atuar sobre o que nos inquieta, o grupo criou um material individual com poemas e partituras, o qual resultou a criação coletiva de cenas em coro e imagens.
O sarau propõe a interação com o público, aproximando-o da cena teatral com a formação de roda. E experimenta o espaço urbano e arquitetônico, em harmonia com nossos corpos. Flor no Asfalto acontece na quarta-feira, dia 19. Confira a programação completa, abaixo.
Programação Cultural
O Bazar de Natal acontece no 2º andar da Cia de Arte (Rua dos Andradas, 1780 – Centro Histórico), paralelamente com as atividades artísticas que compõe o evento.
Segunda-feira, dia 17/12, das 15 às 21h
15h (abertura)
– Mestre de cerimônias – Adriana Azevedo
– Receptivo com o Grupo TIA, Urso, Abraços da Elaine Regina, Palhaço com João Vasconcelos e Bonecos Gigantes Pela Própria Natureza
16h – SE vira nos 60 – Performances musicais, poesia e dança
17h – Viola Encantada com Ubiratan Carlos Gomes (viola), Marcelo Cogo (baixo), Fabiano Delbak (percussão)
18h – Performance com Grupo Experimental de Dança do Centro Municipal de Dança
19h – Dança oriental com Alessandra Fortes e Zahira Raiz
20h – Roda de Capoeira Zimba
Terça-feira, dia 18/12, das 15 às 21h
Caixa de Pandora – coletivo de teatro lambe-lambe, que estarão fazendo suas apresentações individuais pelo saguão da Cia de Arte.
Quarta-feira, dia 19/12, das 15 às 21h
18h – A Diva com Mairã Alves
19h – O Povo da Rua com o sarau cênico-poético Flor no
Asfalto
20h – Performance com Dênis Moreira