Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Benetton é criticada por ter publicado um anúncio com a imagem de imigrantes resgatados

Compartilhe esta notícia:

Reprodução do Twitter da Benetton com fotografia de resgate de imigrante. (Foto: Reprodução)

A marca italiana Benetton foi duramente criticada nesta quarta-feira (20) depois de publicar, com fins publicitários, uma imagem de imigrantes resgatados no Mediterrâneo pelo navio humanitário Aquarius.

Tirada por um fotógrafo durante uma operação de resgate em 9 de junho, a foto mostra um grupo de imigrantes com coletes salva-vidas vermelho, confinado em um bote inflável em pleno mar Mediterrâneo. Na base da imagem, o logo Unites Colors of Benetton.

“A SOS Méditerranée se dissocia completamente dessa campanha que mostra uma foto tirada quando nossas equipes resgatavam pessoas em perigo”, reagiu no Twitter a organização humanitária francesa, que fretou o Aquarius.

“Deve-se respeitar a dignidade dos sobreviventes em todas as circunstâncias. A tragédia humanitária que acontece no Mediterrâneo não deve ser nunca usada com fins comerciais”, acrescentou a ONG.

O ministro italiano do Interior e vice-primeiro-ministro, Matteo Salvini, que se negou a receber em seus portos os 629 imigrantes do Aquarius, não demorou a reagir.

“Apenas eu acho que isso é repugnante?”, tuitou o homem forte do novo governo populista, em uma mensagem acompanhada de uma das imagens da campanha.

O grupo italiano Benetton, que fechou 2017 com suas piores perdas, está acostumado a fazer campanhas publicitárias impactantes.

Algumas, como as do fotógrafo Oliviero Toscani que mostravam um doente de aids agonizando, uma mulher negra amamentando um menino branco, ou uma freira beijando um padre, causaram polêmica na década de 1990.

Outra polêmica

A Benetton voltou a ficar na berlinda no final de 2011, com fotomontagens de líderes mundiais beijando-se na boca. O objetivo da campanha – batizada da “Unhate” – seria protestar contra a “cultura do ódio”.

Entre os líderes retratados estavam o então presidente norte-americano, Barack Obama, que apareceu beijando o líder chinês, Hu Jintao. Em outra fotomontagem, Obama era visto dando um beijo no presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina) também aparece ubeijando o premiê israelense, Benyamin Netanyahu. A chanceler alemã, Angela Merkel, foi retratada beijando o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em outra imagem.

Já o então papa Bento 16 foi retratado dando um beijo em Ahmed Mohamed el Tayeb, imã da mesquita de Al Azhar no Cairo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O número de empregos com carteira assinada cresceu pelo quinto mês consecutivo no País: Em maio, foram criados mais de 33 mil postos em todo o Brasil
Operação da Polícia Civil combate roubos a estabelecimentos comerciais e a veículos em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/benetton-e-criticada-por-ter-publicado-um-anuncio-com-a-imagem-de-imigrantes-resgatados/ Benetton é criticada por ter publicado um anúncio com a imagem de imigrantes resgatados 2018-06-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar