Quinta-feira, 30 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul festeja 150 anos de história

Compartilhe esta notícia:

BPE abriga 250 mil volumes que representam o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da memória do Estado

Foto: Divulgação BPE
BPE abriga 250 mil volumes que representam o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da memória do Estado.(Foto: Divulgação BPE)

A BPE (Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul) completa 150 anos na quarta-feira (14). Nessa data, ocorrerá um encontro virtual para homenagear a instituição com a presença e fala de personalidades da área literária e cultural do Estado: Alcy Cheuiche, Jane Tutikian, Luiz Coronel e Miguel Frederico do Espírito Santo, além dos membros da Academia Brasileira de Letras Antonio Secchin e Geraldo Carneiro.

Na abertura, haverá um recital apresentado pela Bach Society Brasil, com o maestro Fernando Cordella ao cravo. O link do evento será disponibilizado no dia, a partir do meio-dia, pela plataforma Zoom (é necessário fazer o download do programa antecipadamente).

O evento terá a coordenação de Gilberto Schwartsmann e Alcides Mandelli Stumpf, membros da AABPE-RS (Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado), a presença do governador Eduardo Leite, da secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e da diretora da BPE, Morganah Marcon.

Além desse evento, ao longo do ano, a biblioteca estará realizando outras atividades comemorativas. No mês de abril, serão publicados nas redes sociais cards com a história de todos os diretores que estiveram à frente da biblioteca ao longo dos 150 anos. Também serão homenageados funcionários que muito contribuíram para a instituição.

No mesmo mês, acontecerá um Chapéu Acústico Especial que será transmitido nas redes sociais da biblioteca, uma visita guiada virtual e o lançamento de vídeos com depoimentos de pessoas que participaram dessa história.

A história da Biblioteca Pública do Estado começa na Província de São Pedro durante o reinado de dom Pedro 2º. Sua fundação remonta a 14 de abril de 1871, com a Lei Provincial 724, quando passou a funcionar no mesmo prédio do Atheneu Rio-Grandense.

De lá pra cá, além da importância histórica e da riqueza do seu patrimônio arquitetônico e mobiliário, a BPE construiu uma coleção de 250 mil volumes que representa o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da memória sul-rio-grandense, sendo a referência mais importante da historiografia e da cultura gaúchas dos séculos 19 e 20, além de imensurável representatividade junto à memória nacional pela exclusividade de títulos desde o século 16, dentre outros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Secretaria Municipal de Saúde mantém ajuste de estoques das farmácias distritais em Porto Alegre
Viatura da Brigada Militar é furtada durante atendimento a ocorrência em Capão do Leão, no Sul do RS
Pode te interessar