Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil BNDES suaviza exigências para ajudar amigo do ex-presidente Lula

Compartilhe esta notícia:

Bumlai (Foto: Reprodução)

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) contornou uma norma interna que o proíbe de conceder empréstimos a empresas cuja falência tenha sido requerida na Justiça e concedeu crédito de 101,5 milhões de reais ao pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que se tornou um dos alvos da Operação Lava-Jato.

O empresário conseguiu o apoio do BNDES em julho de 2012, em um momento em que seus negócios enfrentavam sérias dificuldades financeiras. Nove meses depois da operação, a empresa de Bumlai entrou na Justiça com pedido de recuperação judicial por não conseguir pagar as dívidas que tinha no mercado. Na época em que conseguiu o crédito do BNDES, o empresário já tinha sido alvo de um pedido de falência, apresentado à Justiça em novembro de 2011 por um fornecedor que levara calote numa dívida de 523,2 mil reais.

As normas do BNDES proíbem empréstimos a empresas nessas condições, para evitar que o banco dê crédito a quem não tem capacidade de pagar. A empresa de Bumlai que recebeu os 101,5 milhões de reais é a São Fernando Energia 1, criada para produzir eletricidade a partir de bagaço de cana. Ela integra um grupo de cinco empresas de Bumlai que vive situação pré-falimentar.

Com dívidas de 1,2 bilhão de reais, o grupo São Fernando, cujo principal negócio é uma usina de etanol em Mato Grosso do Sul, teve a falência requerida na Justiça pelo próprio BNDES e pelo Banco do Brasil mais tarde, porque não tem conseguido honrar os pagamentos que se comprometeu a fazer no processo de recuperação judicial.

Bumlai, que já foi um dos maiores criadores de gado do país, tornou-se alvo das investigações da Lava-Jato depois que dois delatores relataram que ele teria repassado recursos para uma nora de Lula e ajudado a quitar dívidas do PT, o que ele nega ter feito. (Folhapress) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Metade dos médicos em prova quer revalidar diploma obtido na Bolívia
Estados Unidos acham destroços que podem ser de cargueiro desaparecido
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar