Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaristas defendem investigação de Alexandre de Moraes por causa do Banco Master

Compartilhe esta notícia:

Moraes afirma ter recebido o presidente do Banco Central para reuniões “em virtude da aplicação da Lei Magnitsky”. (Foto: Luiz Silveira/STF)

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, os vereadores Lucas Pavanato (SP) e Zoe Martínez (SP) e o deputado estadual Lucas Bove (SP), todos do PL, defendem que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja investigado após uma reportagem apontar que ele teria procurado o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, para atuar a favor do Banco Master.

A colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, afirmou que o ministro do STF procurou Gabriel Galípolo ao menos quatro vezes para fazer pressão em favor do Banco Master. Moraes divulgou nota nessa terça-feira (23) em que afirma ter recebido Galípolo para reuniões “em virtude da aplicação da Lei Magnitsky”. O BC foi na mesma linha e diz que “manteve reuniões com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnitsky”.

“Acho que é um dos maiores escândalos da história envolvendo um ministro do Supremo. E se o Brasil fosse um Estado de Direito de fato, Alexandre perderia o cargo e seria preso”, diz Pavanato.

Adversários de Moraes têm associado as reuniões de Moraes com Galípolo à informação de que o escritório da mulher do magistrado teria um contrato de R$ 3,6 milhões mensais para defender os interesses do Master.

“Ministro do STF não é lobista de banco, ponto. Essa história de Moraes ir falar com o chefe do Banco Central por banco privado é bizarra”, afirma Zoe Martínez. “O cara quer mandar na Justiça do país, atrapalha o Congresso e ainda faz pressão para salvar banco acusado de fraude. Aí não é ‘defender a democracia’, é virar dono do Brasil”, conclui.

Em tom mais moderado, Lucas Bove diz que o ministro tem o direito e a obrigação de se defender. “Existem indícios que merecem ser esclarecidos pelo bem do estado democrático de direito, como dizem”, diz Bove.

“Não sei se o ministro tem alguma culpa, mas é preciso ser apurado, e ele tem o direito de se defender. Assim como o presidente do Banco Central, que é uma instituição autônoma, e que não cedeu a uma aparente pressão neste caso”. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Senadora pede impeachment de Alexandre de Moraes
Lula faz discurso de Natal em cadeia nacional de rádio e televisão
https://www.osul.com.br/bolsonaristas-defendem-investigacao-de-alexandre-de-moraes-por-causa-do-banco-master/ Bolsonaristas defendem investigação de Alexandre de Moraes por causa do Banco Master 2025-12-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar