Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro disse que pode cancelar sua viagem à Itália por causa do coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Presidente tem viagem prevista para abril ou maio, quando também deverá ir a outros países da Europa. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasi)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (27), que poderá cancelar uma visita prevista à Itália por causa da epidemia de casos de coronavírus naquele país. Ele tem uma viagem pessoal para conhecer antepassados italianos, entre abril e maio, após uma visita oficial à Polônia e Hungria. Da região de Lucca, na Toscana, vieram os avós do presidente.

Bolsonaro, contudo, confirmou “por enquanto” sua ida para o Uruguai para a posse de presidente eleito, Luis Lacalle Pou, neste domingo (1°).

Segundo Bolsonaro, o coronavírus é “mais uma realidade ruim que vamos ter que enfrentar”, disse. “Já estamos enfrentando, fazendo o possível”, disse. O presidente disse ainda que “infelizmente, mais cedo ou mais tarde” a doença chegaria no Brasil e declarou que falará mais sobre o assunto na transmissão ao vivo que faz às quintas-feiras no Facebook.

Bolsonaro comentou ainda que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destinou “mais de US$ 1 bilhão” para combater a doença no país.

Isolamento 

Pesquisadores do hospital Sacco, de Milão, anunciaram que isolaram a cepa do coronavírus Sars-CoV-2 que circula no Norte da Itália e afirmaram que ela é diferente da chinesa, segundo o jornal italiano Corriere della Sera.

O diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, Massimo Galli, afirmou que foram isolados vírus autóctones (cuja transmissão é feita dentro de uma comunidade, e não vinda de outro lugar) de quatro pacientes.

A descoberta vai permitir decifrar o código genético desse tipo específico de vírus e estabelecer o tempo e a amplitude de sua transmissão, passos necessários para desenvolver uma vacina, segundo o pesquisador.

Em Bruxelas, a ECDC (agência europeia de controle de doenças) afirmou nesta quinta que dados sobre origem e transmissão do coronavírus são fundamentais para analisar os riscos de infecção e tomar decisões de política pública, como restringir a mobilidade ou fechar escolas e cancelar eventos.

A agência, porém, não comentou se o isolamento da cepa italiana pode alterar os atuais modelos usados nessas previsões. Segundo a ECDC, há 474 casos de infecção pelo coronavírus na Europa, dos quais 14 resultaram em morte.

O isolamento do Sars-CoV-2 italiano é importante porque permite verificar se há mutação. Segundo os pesquisadores, isso pode acontecer inclusive no sentido de reduzir a agressividade do coronavírus.

Caso se verifiquem mutações, isso pode significar também que o vírus está se adaptando à espécie humana e se tornando endêmico, segundo os pesquisadores.

Em Roma, o ministro italiano de Relações Exteriores, Luigi Di Maio, disse que o que existe hoje no mundo é uma “infodemia” que está prejudicando a imagem, a economia e a comunidade científica do país.

Com dez cidades na Lombardia e uma no Veneto isoladas desde domingo, a Itália tenta impedir que o pânico prejudique o atendimento em outras regiões e abata ainda mais a economia.

Segundo o governo italiano, 37 dos 528 pacientes infectados pelo coronavírus já se recuperaram da doença.

“Sem querer minimizar a situação, são apenas 11 cidades envolvidas de um total de 7.904, e todos os casos fora dessa região tiveram origem ali”, afirmou Di Maio.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Uma aluna de 16 anos processa o Estado de Santa Catarina por causa de doutrinação esquerdista em sala de aula
O governo federal avalia proibir a exportação de máscaras e itens de saúde por causa do coronavírus
https://www.osul.com.br/bolsonaro-disse-que-pode-cancelar-sua-viagem-a-italia-por-causa-do-coronavirus/ Bolsonaro disse que pode cancelar sua viagem à Itália por causa do coronavírus 2020-02-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar