Domingo, 05 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro disse que tem “canal aberto” com Donald Trump e, se for o caso, falará com ele sobre o anúncio de tarifas

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro afirmou que o anúncio de Trump é "munição para pessoal opositor meu aqui no Brasil". (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (2) que fará uso do “canal aberto” que tem com o presidente norte-americano, Donald Trump, para conversar sobre a decisão de retomar as tarifas cobradas para importação de aço e alumínio brasileiros.

A retomada das tarifas foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos em sua conta no Twitter. Segundo ele, “Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. o que não é bom para os agricultores norte-americanos. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos os aços e alumínio enviados para os EUA a partir desses países”, disse Trump na rede social.

“As reservas também devem agir para que os países, dos quais existem muitos, não aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportar seus produtos de maneira justa”, acrescentou.

À tarde, após a fala de Bolsonaro, os ministérios de Relações Exteriores, Economia e Agricultura também se pronunciaram por meio de nota. O comunicado diz que “o governo trabalhará para defender o interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comércio com os EUA”. Informa ainda que “já está em contato com interlocutores em Washington sobre o tema.”

Mais cedo nesta segunda, Trump afirmou, em uma rede social, que a desvalorização das moedas de Brasil e Argentina prejudica agricultores norte-americanos. Por isso, vai restaurar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio dos dois países.

“Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para nossos agricultores”, escreveu Donald Trump. “Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todo o aço e alumínio enviados para os EUA a partir desses países”.

De acordo com o presidente dos EUA, “o Federal Reserve [banco central dos EUA] deveria agir da mesma forma, para que países, que são muitos, não se aproveitem mais do nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas”. Segundo ele, “isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportarem seus produtos de maneira justa”.

Após a manifestação de Trump, Bolsonaro foi questionado sobre o tema ao sair do Palácio da Alvorada, onde costuma conversar com apoiadores e jornalistas.

Retaliação

Durante entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais, no Palácio do Planalto, Bolsonaro afirmou primeiro que o anúncio de Trump é “munição para pessoal opositor meu aqui no Brasil” e em seguida que que não entende a medida como “retaliação”.

“Primeiro é munição para pessoal opositor meu aqui no Brasil, né? Se for o caso, vou ligar para o presidente Donald Trump. A economia deles não se compara com a nossa, é dezena de vezes maior do que a nossa. Não vejo isso como retaliação. Vou conversar com ele para ver se não nos penaliza com a sobretaxa no preço do alumínio”, declarou.

O presidente disse esperar que Trump não “penalize” o Brasil. “A alegação dele, no Twitter dele, é a questão das commodities. A nossa economia basicamente vem dos commodities. É o que nós temos e espero que tenha o entendimento dele que não nos penalize no tocante a isso. E tenho certeza, tenho quase certeza que ele vai nos atender”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A indústria brasileira do aço disse que o anúncio de Donald Trump é retaliação e “não condiz com relações de parceria” entre o Brasil e os Estados Unidos
Bolsonaro disse que a taxa básica de juros brasileira deve chegar a 4,5% ao ano
https://www.osul.com.br/bolsonaro-disse-que-tem-canal-aberto-com-donald-trump-e-se-for-o-caso-falara-com-ele-sobre-o-anuncio-de-tarifas/ Bolsonaro disse que tem “canal aberto” com Donald Trump e, se for o caso, falará com ele sobre o anúncio de tarifas 2019-12-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar