Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro diz que a Caixa puxa a queda dos juros no cheque especial e que outros bancos podem perder clientes

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro ressalta que grande parte dos 20 milhões de clientes dos bancos, que têm o limite do cheque especial de até R$ 500 estão endividados. (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse neste sábado que espera uma queda maior na taxa de juros do cheque especial cobrado pela Caixa Econômica. Em live transmitida pelo Facebook, o presidente elogiou ainda a determinação do Banco Central, que limitou a 8% ao mês a taxa cobrada aos consumidores pelo uso do serviço.

Bolsonaro disse também que a Caixa vem puxando a queda na taxa de juros e que os concorrentes devem correr atrás para “não perder clientes”. Ele também avaliou que, caso a instituição fosse privada, não teria se comportado do mesmo modo.

— Já está em vigor o percentual do cheque especial, passou para (o limite de) 8% a partir de agora. O pessoal fala: ‘8% é muito’. Eu sei que é muito, mas estava a 14%. Então, vamos com calma. Não dá para você colocar o valor lá embaixo que você quebra. Não posso interferir na economia — disse Bolsonaro. — Quando a taxa SELIC começou a bater 4%, 5%, o pessoal se encorajou e… ‘Opa, podemos baixar a taxa do cheque especial’. Agora, a Caixa Econômica não está (cobrando) 8%. Está em 5%. Vá para a Caixa Econômica. E a Caixa, eu tenho certeza que o Pedro Guimarães (presidente do banco) vai baixar mais ainda. E, na verdade, só chegou a 8%, através do Banco Central, porque a Caixa saiu na frente.

A nova regra que limita o percentual do juro cobrado pelo uso do cheque especial foi determinada pelo Conselho Monetário Nacional e entra em vigor a partir do dia seis de janeiro.

— Se a Caixa fosse um banco privado, acho que estaria no bolo dos 14% (de juros no cheque especial). Não teria baixado da forma que aconteceu. E as informações que eu tenho é que, baixando a taxa do cheque especial, ela passou a ter mais lucro. Nos último dois meses conseguiu pouco mais de um milhão de novos clientes. Então, ou os outros bancos acompanham a baixa, e isso é concorrência leal, bacana, ou perdem clientes. Se perder muito cliente, o banco começa a ter problema — acrescentou Bolsonaro.

O que é?

O cheque especial funciona como uma espécie de empréstimo pré-aprovado. O valor é disponibilizado em conta corrente e pode ser utilizado sempre que não houver saldo suficiente para pagamento de contas, cheques e saques em dinheiro.

Assim, a modalidade se mostra útil, sobretudo, em momentos de necessidade, porque permite ao correntista utilizar um limite além do saldo disponível no momento.

Limite de 8% ao mês

O Banco Central estabeleceu limite máximo de 8% ao mês de taxa de juros do cheque especial. Em novembro – mês da decisão – , por exemplo, os juros do produto encerraram, em média, a 12,4% ao mês, o que equivale a 306,6% ao ano. Com a mudança, essas taxas devem cair praticamente pela metade, ainda assim a 150% ao ano. Segundo o Banco Central, a decisão ocorreu para tornar o produto “menos regressivo e mais eficiente”.

“O objetivo dessa medida é corrigir uma falha de mercado no produto cheque especial, buscando reduzir seu custo e sua regressividade, considerando que essa linha de crédito é mais utilizada por clientes de menor poder aquisitivo e pouca educação financeira”, alegou o BC, em nota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

A Usina nuclear Angra 1 registrou recorde de produção de energia em 2019
Depois de visitar o general Villas Bôas, Bolsonaro reza na Catedral de Brasília
https://www.osul.com.br/bolsonaro-diz-que-a-caixa-puxa-a-queda-dos-jutos-no-cheque-especial-e-que-outros-bancos-podem-perder-clientes/ Bolsonaro diz que a Caixa puxa a queda dos juros no cheque especial e que outros bancos podem perder clientes 2020-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar