Sexta-feira, 29 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro diz que Forças Armadas podem ir às ruas para “acabar com covardia de toque de recolher”

Compartilhe esta notícia:

Em entrevista a emissora do Amazonas, presidente criticou medidas de isolamento adotadas por governadores para conter a Covid-19.

Foto: Alan Santos/PR
Presidente fez uma provocação à CPI da Covid e ao ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. (Foto: Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista nesta sexta-feira (23) que as Forças Armadas podem ir às ruas para, segundo ele, “acabar com essa covardia de toque de recolher”. O presidente também voltou a criticar as medidas de restrição adotadas pelos governadores para conter o coronavírus e a defender o uso da cloroquina, remédio ineficaz contra a Covid-19.

A entrevista de Bolsonaro foi concedida ao programa Alerta Especial, da TV A Crítica, do Amazonas, apresentado por Sikêra Jr.

“Se tivermos problemas, nós temos um plano de como entrar em campo. E eu tenho falado: eu sou chefe supremo das Forças Armadas”, afirmou Bolsonaro. “Se precisar, iremos para ruas, não para manter o povo dentro de casa, mas para restabelecer todo o artigo 5.º da Constituição e se eu decretar isso, vai ser cumprido esse decreto”, disse.

Bolsonaro criticou as medidas de isolamento social decretadas pelos governos locais, que, segundo o presidente, estariam descumprindo a Constituição. “As Forças Armadas podem ir para rua um dia sim, dentro das quatro linhas da Constituição, para fazer cumprir o artigo 5.º, direito de ir e vir, acabar com essa covardia de toque de recolher, direito ao trabalho, liberdade religiosa, de culto, para cumprir tudo aquilo que está sendo descumprido por parte de alguns governadores, alguns poucos prefeitos, mas que atrapalha toda nossa sociedade”, afirmou o presidente na entrevista.

Ele classificou o poder de governadores locais e regionais como “excessivo”, mas que não poderia “extrapolar”. “Eu tô junto dos meus 23 ministros — da Damares (Alves, do ministério dos Direitos Humanos) ao (Walter) Braga Netto (ministro da Defesa), todos, praticamente conversado sobre isso aí: o que se fazer se um caos generalizado se implantar no Brasil. Pela fome, pela maneira covarde como alguns querem impor essas medidas para o povo ficar dentro de casa”, concluiu.

Em março, o presidente afirmou que a AGU (Advocacia-Geral da União) apresentou uma ação ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra decretos estaduais de governadores contendo medidas restritivas, como toque de recolher, como forma de frear o avanço da pandemia. O ministro Marco Aurélio Mello rejeitou a ação.

O presidente mencionou ainda o impasse pela autorização de celebração de cerimônias religiosas durante a pandemia. No começo de abril, o STF também decidiu que prefeitos e governadores podem proibir a abertura de templos e igrejas nas fases mais restritivas da pandemia.

O artigo 5.º da Constituição mencionado por Bolsonaro diz respeito ao direito de igualdade e liberdade no País. “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Em abril do ano passado, a Corte já havia decidido que os governantes estaduais e municipais tinham autonomia para definir medidas de isolamento.

As declarações de Bolsonaro ocorrem em meio a questionamentos sobre a condução da pandemia pelo governo federal no Brasil. A maioria dos senadores da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid acredita que a gestão de Jair Bolsonaro errou na condução da crise sanitária no País.

Auxílio emergencial e cloroquina

Na entrevista, Bolsonaro afirmou ainda que o auxílio emergencial foi o que segurou um possível “caos” no Brasil e argumentou que não poderia manter o valor em R$ 600, que foi pago até o ano passado, por causa do endividamento público. “O caldo não entornou no ano passado em função do auxílio emergencial. Se não fosse isso, 38 milhões de pessoas iriam com fome para a rua”, disse o presidente.

Ainda durante a entrevista, Bolsonaro voltou a defender o uso da cloroquina, medicamento sem eficácia contra a Covid-19, e criticou a imprensa.

Ao final, o presidente voltou a criticar as medidas de isolamento. “Isso tem prejudicado a família brasileira que tem perdido emprego; o número de suicídios tem aumentado, o desespero… Vamos temer o vírus, mas o desemprego não pode ser abandonado. (A economia) não pode parar e, se parar, mata mais que o vírus”, disse o presidente, sem apresentar dados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luiz Carlos Rozzo Bidio Rosa
25 de abril de 2021 11:14

O Gado felix da Vida?

O Povo na Merda?

Nicolas Marconi
25 de abril de 2021 11:38

Eu quero mais que se F*** e o meu p** cresça.

Jose Marques
25 de abril de 2021 11:49

Esse supremo, já livrou o ladrão, vai mandar prender o Moro,
e vai mandar prender o Bolsonaro, não é fácil.

Rogerio Jacobsen
25 de abril de 2021 12:23

a única palavra para este governo….genocida…só isto…e quem defende pode ter certeza que não perdeu ninguém ou tem o coração duro igual ao presidente

Maria Cristina Martins Nocchi
25 de abril de 2021 12:55

Palhaço miliciano fantoche dos generais, cala a boca e vá governar! São três anos de pantomima e cortina de fumaça ininterruptos, com brigas falsas e arranjadas entre os membros do governo para encobrir o projeto de destruição dos direitos sociais e do aparato produtivo nacional! Os canalhas das forças mamatas, a mando dos EUA e do agronegócio exportador e dos bancos, estão destruindo o BR! Milico só serve para pintar meio fio, torturar e assassinar brasileiros, dar golpes de Estado e comer picanha superfaturada! Não servem pra nada, somente para sangrar os cofres públicos Com regalias e privilégios! Eles não… Leia mais »

Astronautas da Nasa chegam à Estação Espacial Internacional a bordo de nave da SpaceX
Capital gaúcha imuniza quase 362 mil pessoas com primeira dose de vacina contra Covid-19
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x