Quarta-feira, 01 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Bolsonaro diz que o Brasil vai eliminar o desmatamento e reduzir as emissões de gases do efeito estufa pela metade até 2030

Compartilhe esta notícia:

Presidente discursou na Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada por Joe Biden

Foto: Reprodução de TV
Presidente discursou na Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada por Joe Biden. (Foto: Reprodução de TV)

O presidente Jair Bolsonaro prometeu nesta quinta-feira (22) adotar medidas que reduzam as emissões de gases causadores do efeito estufa e pediu “justa remuneração” por “serviços ambientais” prestados pelos biomas brasileiros ao planeta.

Bolsonaro deu as declarações ao discursar por vídeo na Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Entre outros pontos, no discurso, Bolsonaro disse que o Brasil se compromete a: zerar até 2030 o desmatamento ilegal; reduzir as emissões; buscar “neutralidade climática” até 2050, antecipando em dez anos; “fortalecer” os órgãos ambientais, “duplicando” recursos para fiscalização.

“À luz de nossas responsabilidades comuns, porém diferenciadas, continuamos a colaborar com os esforços mundiais contra a mudança do clima. Somos um dos poucos países em desenvolvimento a adotar e a refirmar a NDC transversal e abrangente, com metas absolutas de redução de emissões, inclusive para 2025, de 37%, e de 40% até 2030”, afirmou o presidente na cúpula.

Ainda no discurso, Bolsonaro afirmou ter determinado que a chamada “neutralidade climática” seja alcançada pelo Brasil até 2050, antecipando em dez anos a meta anterior. A medida consiste em o País não emitir mais gases na atmosfera do que é capaz de absorver.

Em outro trecho, Bolsonaro declarou: “É preciso haver justa remuneração pelos serviços ambientais prestados por nossos biomas ao planeta como forma de reconhecer o caráter econômico das atividades de conservação.”

Ainda no discurso, Bolsonaro reafirmou “compromisso” com a eliminação do desmatamento ilegal até 2030, conforme o presidente já havia dito em uma carta enviada a Joe Biden.

“Entre as medidas necessárias para tanto, destaco aqui o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030 com a plena e pronta aplicação do nosso código florestal. Com isso, reduziremos em quase 50% nossas emissões até essa data”, declarou o presidente na cúpula desta quinta.

Presença do ministro Salles

Bolsonaro participou da cúpula acompanhado de alguns ministros, entre os quais o do Meio Ambiente, Ricardo Salles, alvo de críticas de ambientalistas e de diversos setores da sociedade.

Presidente do Conselho Nacional da Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão não participou. Questionado sobre o assunto em uma entrevista, Mourão respondeu: “Se o presidente julgasse necessária a minha contribuição ele teria pedido, acho que ele não julgou necessário.”

Nesta quarta-feira (21), véspera da cúpula, um grupo formado por dezenas de empresários se reuniu por videoconferência com Ricardo Salles para discutir a pauta ambiental do governo.

Metas anteriores do Brasil

A meta do Brasil era reduzir em 43% as emissões até 2030, com base em dados de 2005. Isso significaria emitir 1,2 bilhão de tonelada de gases. No fim de 2020, no entanto, o governo brasileiro pretendia manter o percentual mesmo após revisão dos números absolutos previstos na meta original do Acordo de Paris.

Esses números são revisados periodicamente e podem fazer com que seja necessário mudar os percentuais. Na prática, o Brasil manter a meta em 43% significaria aumentar as emissões que haviam sido acordadas anteriormente para até 2030 e poder liberar mais que o 1,2 bilhão previsto inicialmente.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Rio Grande do Sul espera receber 30 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra o coronavírus em maio
Os Estados Unidos prometem cortar as emissões de gases causadores do efeito estufa pela metade até 2030
https://www.osul.com.br/bolsonaro-diz-que-o-brasil-vai-eliminar-desmatamento-e-reduzir-emissoes-pela-metade-ate-2030/ Bolsonaro diz que o Brasil vai eliminar o desmatamento e reduzir as emissões de gases do efeito estufa pela metade até 2030 2021-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar