Sábado, 22 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de novembro de 2025
Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF na capital federal
Foto: Ton Molina/STFO ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente pela PF (Polícia Federal), na manhã deste sábado (22), na sua casa em Brasília.
Não se trata do cumprimento da pena pela tentativa de golpe de Estado, mas de uma medida cautelar motivada pela garantia da ordem pública. A própria PF solicitou a prisão ao STF após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar, na noite de sexta-feira (21), uma vigília em frente ao condomínio onde o pai mora. A PF avaliou que o ato representava risco para participantes e policiais.
Bolsonaro foi levado para a Superintendência da PF na capital federal, onde ficará em uma sala de Estado, espaço reservado para autoridades como presidentes da República e outras figuras públicas.
O ex-presidente foi preso por volta das 6h. O comboio que o transportava chegou à sede da PF às 6h35min.
Em nota, a PF informou que cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Bolsonaro estava em prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto.
Em setembro, ele foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF por tentativa de golpe de Estado. A condenação ainda não transitou em julgado e segue em fase de recursos.
Na sexta-feira, a defesa de Bolsonaro pediu ao ministro do STF Alexandre de Moraes que substitua o regime inicial fechado por prisão domiciliar humanitária.
No pedido, os advogados afirmam que Bolsonaro tem “quadro clínico grave”, sofre de “múltiplas comorbidades” e que uma eventual transferência para o sistema prisional representaria “risco concreto à vida”.
A defesa informou que ainda vai recorrer da sentença, mas havia pedido a adoção urgente da medida para que Bolsonaro permanecesse em casa enquanto a condenação não transitasse em julgado.