Terça-feira, 14 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro fará um pronunciamento em rede nacional na noite desta segunda

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro usou o seu Twitter para anunciar o pronunciamento. (Foto: Reprodução/Twitter)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai fazer, na noite desta segunda (7), às 20h, um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV. A informação foi publicada pelo presidente em sua rede social.

“Às 20:00 haverá um pronunciamento do presidente em cadeia nacional”, disse.

Por meio de nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) disse que o presidente ainda vai participar, às 10h, da cerimônia de hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada.

No roteiro da cerimônia também está o Hino Nacional, o Hino da Independência e uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Sem desfiles

Em substituição ao tradicional desfile do Dia da Independência, o presidente Jair Bolsonaro participa, na manhã desta segunda-feira (7), de um evento fechado no Palácio da Alvorada. A versão enxuta da cerimônia deve contar com o hasteamento da bandeira nacional e uma breve apresentação da esquadrilha da fumaça por cerca de 10 minutos. À noite, Bolsonaro planeja um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão.

Para o evento da manhã, às 10 horas, em frente ao Alvorada, foram convidadas algumas das principais autoridades de Brasília, como os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, além de ministros de Estado.

Após o desentendimento entre Maia e o ministro da Economia, Paulo Guedes, se tornar explícito na última semana, o presidente da Câmara optou por não comparecer à celebração no Palácio da Alvorada. Segundo a assessoria de Maia, o parlamentar embarcou para o Rio de Janeiro na última sexta (4) e só deve retornar à capital federal no fim desta segunda. No ano passado, ele também não compareceu ao desfile do 7 de Setembro porque estava em viagem ao Catar.

Toffoli e Alcolumbre devem prestigiar a solenidade. De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação da Presidência (Secom), a cerimônia é restrita para as autoridades convidadas e para a imprensa.

No mês passado, o Ministério da Defesa determinou o cancelamento do desfile de 7 de Setembro, que comemora o 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil. Na portaria, a pasta destacou que, em razão da pandemia da covid-19, não é recomendável pelas autoridades sanitárias “a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação”.

“As condições atuais indicam que tal recomendação deva ainda vigorar durante o mês de setembro, abrangendo, assim, o período de celebração do 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil”, afirma a portaria.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

O governador de Santa Catarina é alvo de um segundo pedido de afastamento
A recessão deve manter o Brasil entre os países que menos investem no mundo
Pode te interessar