Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 9 de outubro de 2021
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou na noite de sexta-feira (8) em Guarujá, no litoral de São Paulo, para passar o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida na cidade. Segundo informações do portal de notícias G1, não há previsão de compromissos oficiais durante o período.
Bolsonaro chegou à cidade de helicóptero e pousou na Base Aérea de Santos, que fica em Guarujá, por volta das 19h. Antes de ir para o litoral, o presidente esteve em Campinas para participar de uma feira de nióbio e inaugurar estruturas do Sirius, superlaboratório que funciona como uma espécie de “raio-X superpotente” que analisa diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas.
O presidente chegou a Guarujá sem máscara, cujo uso ainda é obrigatório no Estado e no município, como prevenção à covid-19. Ao sair da Base Aérea, Bolsonaro foi recebido por alguns apoiadores e chegou a tirar foto com o grupo.
Durante o feriado, Bolsonaro ficará hospedado no Forte dos Andradas, instalação militar que tem utilizado sempre que vem à região para períodos de descanso. A unidade do Exército é a última fortaleza construída no Brasil, inaugurada em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.
A Prefeitura de Peruíbe, no litoral de São Paulo, multou Bolsonaro por não usar máscara facial durante uma visita à cidade neste sábado (9).
Ele saiu de carro e entrou na balsa de veículos na travessia entre Santos e Guarujá, onde tirou fotos com apoiadores. De Santos, ele seguiu para Peruíbe, município localizado a cerca de 113 km de Guarujá. Em Peruíbe, Bolsonaro foi até a feira montada em frente a rodoviária da cidade. A chegada do presidente provocou aglomerações no local. Ele foi recebido por moradores e tirou fotos.
Durante todo o passeio, o presidente não usou máscara de proteção. Devido a falta de uso de equipamento facial, a prefeitura afirma que o multou em R$ 500.
Nona visita à região
Essa é a nona vinda de Bolsonaro à Baixada Santista como presidente. Ele visitou a região durante os feriados de Páscoa e da Proclamação da República em 2019.
Em janeiro de 2020, o presidente esteve durante cinco dias na região, onde também participou da inauguração do Pronto Socorro da Santa Casa de Santos. Durante o carnaval do mesmo ano, Bolsonaro também ficou hospedado no Forte dos Andradas, em Guarujá.
Em setembro de 2020, o presidente ganhou o título de cidadão vicentino e visitou a Ponte dos Barreiros, em São Vicente. Bolsonaro também visitou a região durante os feriados de Nossa Senhora Aparecida e de Finados no ano passado.
No Réveillon de 2021, o presidente esteve novamente em Guarujá. Neste período de descanso no litoral, ele participou do jogo beneficente “Natal Sem Fome”, na Vila Belmiro, em Santos. Também esteve na Praia do Canto do Forte, em Praia Grande, e ainda foi ao enterro de um policial militar que morreu ao tentar salvar crianças de afogamento. As informações são do portal de notícias G1.