Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro foi operado para a correção de uma hérnia em São Paulo

Compartilhe esta notícia:

O presidente da República foi operado no Hospital Vila Nova Star. (Foto: Reprodução/Instagram)

O presidente Jair Bolsonaro foi operado, na manhã deste domingo (08), no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para corrigir uma hérnia (saliência de tecido) surgida no local das intervenções anteriores. Esta é a quarta cirurgia à qual Bolsonaro se submete desde a facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral de 2018.

De acordo com o boletim médico, a cirurgia foi bem sucedida, e os médicos implantaram uma tela de polipropileno para correção da hérnia. A cirurgia, que durou quase cinco horas, foi comandada pelo médico Antônio Luiz Macedo, que atendeu o presidente após o atentado ocorrido há um ano. A previsão inicial dos médicos era de três horas de operação.

Segundo os médicos, a cirurgia demorou mais que o previsto porque havia uma grande quantidade de aderência na alça intestinal que atravessou a hérnia. Foi preciso remover todas com cuidado pra não ferir o intestino. Ele não vai para UTI, irá direto para o quarto.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro, filhos do presidente, também chegaram ao hospital pela manhã. O presidente estava acompanhado ainda pela primeira-dama Michelle e do outro filho, Carlos Bolsonaro.

Segundo o médico, os filhos e a primeira-dama assistiram à cirurgia de uma antessala anexa ao centro cirúrgico que tem visão para o local de operação. Eles podiam acompanhar pelo vidro ou por um monitor instalado na antessala.

Antes da cirurgia, o hospital informou que o médico elogiou a saúde de Bolsonaro, e acrescentou que a hérnia incisional estava localizada na parede abdominal, perto da cicatriz da facada, do lado direito, onde foram realizadas três laparotomias (aberturas na barriga).

O presidente foi esfaqueado em 6 de setembro do ano passado, em Juiz de Fora, durante a campanha eleitoral para a Presidência. De lá para cá, passou por três cirurgias. O autor do atentado foi internado por tempo indeterminado em um manicômio judicial. Bolsonaro deverá ficar cinco dias internado e mais cinco em recuperação. O vice-presidente Hamilton Mourão assumiu a Presidência.

Cirurgias do presidente

A primeira cirurgia após a facada aconteceu no mesmo dia do atentado, em um hospital de Juiz de Fora. Cinco cirurgiões e dois anestesistas participaram da intervenção. Durante o procedimento, Bolsonaro precisou receber quatro bolsas de sangue, e teve implantada uma bolsa de colostomia.

Dias depois, em São Paulo, Bolsonaro passou por uma segunda cirurgia, onde os médicos reabriram o corte da primeira cirurgia e encontraram a obstrução em uma alça do intestino delgado, que fica na parte esquerda do abdômen. Em janeiro de 2019, o presidente voltou ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, para fazer a retirada da bolsa de colostomia e o ligamento do intestino.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Saiba o que mudou na rotina da Seleção Brasileira após dois meses com Juninho no lugar de Edu
Campeonato Brasileiro: fora de casa, o Grêmio goleou o Cruzeiro-MG por 4 a 1
https://www.osul.com.br/bolsonaro-foi-operado-em-sao-paulo-para-correcao-de-hernia/ Bolsonaro foi operado para a correção de uma hérnia em São Paulo 2019-09-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar