Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro já admite apoio a aliados nas eleições municipais

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro disse em live que tem candidato em São Paulo, Santos e Manaus. (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

A indicação de Jair Bolsonaro de que pode se envolver nas eleições municipais marca uma mudança de comportamento em relação a declarações recentes do presidente. Em transmissão nas redes sociais, na quinta-feira (24) ele disse que pode declarar voto e indiciou que já tem candidatos em três cidades —em São Paulo, Santos e Manaus -, apesar de não ter citado os nomes. Quem não foi mencionado reclamou, mas o presidente já avisou que usará as próximas lives para falar de seus apadrinhados em outras cidades.

“Eu assumi o compromisso de não entrar em eleições municipais, se bem que a gente pode mudar de ideia também. Se chegar um ponto tal e eu achar que posso influenciar nas eleições nas três cidades, eu vou me manifestar porque acho que esse candidato nosso tem tudo para fazer um bom mandato para o bem de São Paulo, Santos ou de Manaus”, disse Bolsonaro em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Na capital amazonense, o recado do presidente é direcionado ao coronel da reserva do Exército Alexandre Menezes Junior, pré-candidato a prefeito pelo Patriotas. Afilhado de casamento de Bolsonaro, de quem é amigo desde os tempos da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), ele espera o apoio do presidente para bater o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), que dirigiu o estado da Amazonas por quatro vezes e lidera a corrida eleitoral na capital.

Coronel Menezes, por indicação do padrinho presidente, dirigiu a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) entre fevereiro de 2019 até junho deste ano, quando saiu para disputar as eleições.

O militar contou ao jornal “O Estado de S. Paulo” que Bolsonaro tem prestado uma espécie de consultoria a ele. “O presidente tem amplo conhecimento das eleições em Manaus. Ele passa orientações para ajudar na minha campanha, uma vez que nunca havia me candidatado a um cargo eletivo”, disse.

Em Santos, a campanha do ex-desembargador Ivan Sartori (PSD) comemorou a sinalização de Bolsonaro. Os dois se encontraram em Brasília na semana passada. O encontro foi registrado e divulgado nas redes sociais com uma foto.

Sartori ficou conhecido por anular, em 2016, os julgamentos que haviam condenado 74 policiais pela morte de 111 presidiários no massacre do Carandiru. Foi nessa época que Bolsonaro, então deputado federal, se aproximou do ex-magistrado. Apesar dos contatos por telefone, o primeiro encontro pessoal só ocorreu nesta semana. “Foi um começo. Ele fez foto e mencionou na live, o que já faz uma diferença. Mas não sei até onde ele vai (no apoio). Ele decide”, disse Sartori.

Em São Paulo, Bolsonaro já havia acenado com o apoio a Celso Russomanno (Republicanos) logo após a oficialização de sua candidatura, quando os dois se reuniram em Brasília. O deputado aparece em primeiro lugar na pesquisa Ibope encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, à frente do atual prefeito, Bruno Covas (PSDB). Na capital, o engajamento de Bolsonaro é visto como uma guerra pessoal dele contra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aliado de Covas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Uma semana antes da polêmica promoção em massa de procuradores da Advocacia-Geral da União, o Tribunal de Contas da União promoveu 39 servidores em meio à pandemia
A Polícia Rodoviária Federal vai abrir 2000 vagas com salário acima de 10 mil reais
https://www.osul.com.br/bolsonaro-ja-admite-apoio-a-aliados-nas-eleicoes-municipais/ Bolsonaro já admite apoio a aliados nas eleições municipais 2020-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar