Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de novembro de 2018
No início da noite de quarta-feira, o presidente eleito Jair Bolsonaro foi para a Granja do Torto, uma das residências oficiais do chefe do Executivo federal, onde dormiu pela primeira vez. Ele chegou à propriedade em Brasília por volta das 18h30min e, segundo fontes internas, ainda não decidiu se vai fixar moradia no local após a posse, mas decidiu aceitar a oferta do presidente Michel Temer durante a transição.
A informação foi confirmada pelo general Augusto Heleno, futuro ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), na frente do apartamento funcional do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente eleito – que vinha se hospedado ali durante as suas idas à capital federal desde que venceu o segundo turno.
Mais cedo, a futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, havia visitado o Palácio da Alvorada (principal residência da Presidência da República), e a própria Granja do Torto – com características de casa de campo. Em entrevista a um grupo de repórteres antes de se deslocar até os dois locais, ela disse que pretende morar no “local menor possível”.
“Eu tenho uma filha pequena, de 7 anos [na verdade, Laura completou oito em outubro], e gostaria que ela se sentisse mais à vontade, mais confortável”, justificou a mulher de Jair Bolsonaro em sua primeira entrevista coletiva. As declarações foram feitas na sede do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), espécie de “quartel-general” da equipe de transição do governo.
Michelle contou, ainda, que foi convidada pela atual primeira-dama, Marcela Temer, para conhecer o Alvorada e conversar com ela, “coisa de 20 minutos”. Elas se encontraram pela primeira vez na quarta-feira. A mulher de Bolsonaro informou que volta para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira, com previsão de retorno à capital federal na semana que vem (inclusive para começar a procurar escola para a menina em Brasília).
Antes de ir embora, mais um compromisso, dessa vez com o marido: o casamento do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), ministro da transição e futuro chefe da Casa Civil. O evento aconteceu em Brasília, no Clube do Congresso, na noite dessa quinta-feira.
Alvorada x Torto
A Granja do Torto é uma das residências oficiais da Presidência da República. O imóvel está localizado a 14,6 quilômetros do Palácio do Planalto (local de trabalho do presidente) e tem um perfil mais rural. Seu nome está relacionado à sua localização, na Fazenda do Riacho Torto, em Brasília.
São 37 hectares, que incluem lago e córrego artificiais, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, heliporto e uma área de mata nativa.
Já o Alvorada tem três pisos (subsolo, térreo e primeiro andar). O primeiro patamar inclui auditório para 30 pessoas, sala de jogos, almoxarifado, despensa, cozinha, lavanderia e administração-geral. No térreo, estão os salões utilizados pelo presidente da República para compromissos oficiais de governo e no primeiro andar, quatro suítes, dois apartamentos e uma sala íntima.