Segunda-feira, 25 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro nega contato com o governo dos Estados Unidos para buscar sanções contra autoridades brasileiras

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro afirmou que o seu filho Eduardo tem atuação independente nos Estados Unidos

Foto: Antonio Augusto/STF
Ex-presidente diz que não haveria contestação à campanha do petista, como diz ter ocorrido com ele em 2022. (Foto: Antonio Augusto/STF)

O ex-presidente Jair Bolsonaro negou ter feito contato com o governo dos Estados Unidos para promover sanções contra autoridades brasileiras, entre elas o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Bolsonaro prestou depoimento à PF (Polícia Federal) no inquérito aberto para investigar a suposta atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para incitar o governo norte-americano a adotar medidas contra o ministro, que foi escolhido relator do caso por também atuar no comando das ações da suposta trama golpista e no inquérito das fake news.

Para Moraes, Bolsonaro deve prestar esclarecimentos por ser “diretamente beneficiado” pelas ações do filho e por ter declarado à imprensa que está pagando as despesas do parlamentar no exterior. Em março, Eduardo pediu licença de 122 dias do mandato e foi morar nos Estados Unidos.

Bolsonaro afirmou que o seu filho tem atuação independente nos Estados Unidos e que não participa de seus atos. “Que as ações realizadas por Eduardo Bolsonaro são independentes e realizadas por conta própria; que não auxilia ou determina a Eduardo Bolsonaro qualquer tipo de ação nos Estados Unidos”, diz trecho do depoimento.

O ex-presidente também declarou aos delegados que tomaram o depoimento que os “Estados Unidos não aplicariam sanções por lobby [pressão] de terceiros”.

Na mesma oitiva, Bolsonaro confirmou que enviou R$ 2 milhões para bancar as despesas de Eduardo nos Estados Unidos. Segundo o ex-presidente, o dinheiro foi repassado diretamente da sua conta bancária e tem origem em doações de Pix que foram feitas por seus apoiadores em 2023. Na época, Bolsonaro recebeu R$ 17 milhões em transferências.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Edson Arcanjo
6 de junho de 2025 12:49

Quem não deve , não teme…não é ?
Estão com medo de sanções ? Tem motivos?
Comunistas ordinários…
Acusam do São..

Vanderlei Ochoa
6 de junho de 2025 12:08

A marginalha da direita golpista não tem limites. Fazem qualquer coisa contra o povo e contra o Brasil. Tu que apoia essa corja, te liga jacaré. Tá ligado?

Vanderlei Ochoa
6 de junho de 2025 12:11

Ah. E não adianta pedirem ajuda para o TRUMP. E Elon Musc. Eles romperam o NOIVADO. Motivo: traição. Quaquaquaqua

Vanderlei Stefani
6 de junho de 2025 14:13

Faz o Pix GADO otários
“A vida lá fora tá cara”
Dois milhões pro bananinha 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Vanderlei Stefani
6 de junho de 2025 14:26

: FRACASSA ATO DE APOIO A B0LSONARO!! NÃO FOI NINGUÉM!!! B0LSONARO CONFESSA E ALEXANDRE ACELERA PRlSÃO

Apolônio Chuwats
6 de junho de 2025 20:46

O COVARDE NEGA ATÉ O SEXO SE FOR PARA LIVRA-LO DA CADEIA.

Vereadores de Porto Alegre discutem projeto que obriga a instalação de fontes de água potável e bebedouros em locais públicos
Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira
Pode te interessar
6
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x