Quinta-feira, 21 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro oficializa a indicação de André Mendonça ao Supremo; Senado precisa aprovar

Compartilhe esta notícia:

Atual advogado-geral da União passará por sabatina e terá indicação votada no plenário

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Atual advogado-geral da União passará por sabatina e terá indicação votada no plenário. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro oficializou nesta terça-feira (13), em ato publicado no Diário Oficial da União, a indicação do advogado-geral da União, André Mendonça, ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Para assumir o cargo, Mendonça ainda terá que se submeter a uma sabatina no Senado Federal e sua indicação será votada no plenário. Ele precisará da maioria (41) dos votos dos 81 senadores para se tornar apto a ocupar a cadeira de ministro da Suprema Corte.

Se aprovado, Mendonça substituirá o ministro Marco Aurélio Mello, decano (mais antigo ministro) do tribunal, que se aposentou nesta segunda-feira (12). A publicação no Diário Oficial registrou a “mensagem” do presidente enviada ao Senado contendo o nome de Mendonça como o indicado para a vaga aberta no Supremo.

Em entrevista na semana passada, Bolsonaro antecipou que tinha a intenção de indicar Mendonça para a cadeira. Segundo o presidente, ele é a pessoa “ideal” e “muito boa” para o Supremo.

Quem é André Mendonça

Mendonça tem pós-graduação em direito pela UnB (Universidade de Brasília) e é pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília.

Ele é doutor em estado de direito e governança global e mestre em estratégias anticorrupção e políticas de integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Mendonça também já ganhou o Prêmio Innovare, que premia boas práticas do Poder Judiciário.

O ministro, que como titular da AGU participou das sessões do Supremo Tribunal Federal e manifestou as posições da União em processos na Corte, tem interlocução com ministros do tribunal. Mendonça chefiou a AGU entre janeiro de 2019 e abril de 2020, depois foi nomeado ministro da Justiça. Em março de 2021, ele voltou para a AGU.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jorge Schröder
13 de julho de 2021 10:04

Excelente nome. Um homem discreto que certamente vai contribuir com o Brasil. Já a indicação de Nunes Marques, ainda não demonstrou para o que veio… ou é uma carta na manga aguardando o momento certo para agir, adquirindo simpatia dos demais e passa a ver o interior das coisas, vai saber!!!!!.

Marco Aurélio Nogueira
13 de julho de 2021 12:39

Nada como aguardar o tempo de colheita para ter certeza do fruto!!!!

Henrique Bass
13 de julho de 2021 19:32

Esse é o tal…

Novededos Silva
14 de julho de 2021 17:28

Faz o que tu gosta…. senta e relaxa…!!!

Adroaldo Mousquer
13 de julho de 2021 19:54

Se o Bolsonaro mandou, tá aprovado. Os senadores só dizem sim ao motoqueiro. O “negócio” é colocar amigos nos cargos certos. Trocar diretor da PF para não investigar os amigos e por aí vai. Nem pensa em falar em pandemia. O “negócio” é a reeleição. Será que vai? Está dizendo de antemão que serão fraudadas. Este quer confronto, inimizade entre irmãos e ver o circo pegar fogo. Quanto mais confusão, melhor. Mito. Bah!

Trabalhadores nascidos em agosto podem sacar o auxílio emergencial
Incêndio em hospital que trata pacientes com coronavírus no Iraque deixa mortos
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x