Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro quer rever demarcação da reserva Raposa Serra do Sol

Compartilhe esta notícia:

O presidente eleito Jair Bolsonaro durante inauguração do 3º Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (17) a área da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, pode ser explorada de “forma racional”.

Bolsonaro falou sobre o assunto ao ser questionado se pretende rever a área da reserva na saída de um evento no Rio de Janeiro. Ele participou da inauguração do 3º Colégio da Polícia Militar do Estado, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O colégio foi batizado de Percy Geraldo Bolsonaro, homenagem ao pai dele, falecido em 1995.

De acordo com reportagem publicada nesta segunda, no jornal “Valor Econômico”, a equipe de Jair Bolsonaro prepara um decreto para rever a criação da reserva indígena.

“É a área mais rica do mundo. Você tem como explorar de forma racional. E no lado do índio, dando royalty e integrando o índio à sociedade”, disse o presidente eleito ao sair da inauguração do colégio.

Raposa Serra do Sol

A área da reserva foi identificada em 1993 pela Funai (Fundação Nacional do Índio) e homologada em 2005 em decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A área da Raposa Serra do Sol é de quase 1,7 milhão de hectares.

Em 2009, o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu a validade da demarcação contínua da reserva e determinou a saída imediata dos produtores de arroz e não índios que ocupavam a área. Os fazendeiros pleiteavam ficar na área pelo menos até o fim da colheita daquele ano. Na ocasião, a Corte também fixou 19 regras sobre demarcação de terras indígenas no País.

O tema voltou à pauta do STF em 2013, quando a corte decidiu, em novo julgamento, manter o entendimento de que são válidos os critérios utilizados pelo governo para a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol.

A decisão foi tomada na análise de uma série de recursos apresentados por produtores rurais, índios, Ministério Público e parlamentares contra julgamento de 2009.

Disciplina

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, ainda pediu “disciplina” e “hierarquia” ao participar da inauguração do 3° Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

No seu rápido discurso, Bolsonaro criticou a ideologia de gênero e disse que a iniciativa da prefeitura local em parceria com a polícia militar “era um modelo de educação”. “Os colégios militarizados estão na frente em grande parte dos demais. Não tem nada a ver com a qualidade dos professores, que é muito parecida. É que perdeu-se ao longo do tempo a possibilidade do exercício da autoridade por parte dos mestres. Muitos conseguem manter isso ainda, mas como regra isso foi deixado para atrás” , afirmou o presidente eleito.

“Com o tempo começou se a instituir outras coisas à sociedade, como, por exemplo, a mal fadada ideologia de gênero, dizendo que ninguém nasce homem ou mulher, que isso é uma construção da sociedade. Isso é uma negação a quem é cristão e acredita no ser humano. Ou se nasce homem, ou se nasce mulher”, acrescentou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Um novo avião tem WhatsApp grátis nos voos entre Portugal e o Brasil
Confira perguntas e respostas para entender o caso do médium João de Deus
https://www.osul.com.br/bolsonaro-quer-rever-demarcacao-da-reserva-raposa-serra-do-sol/ Bolsonaro quer rever demarcação da reserva Raposa Serra do Sol 2018-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar