Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Bolsonaro recua e decide enviar Mourão para representar o Brasil na posse do novo presidente da Argentina nesta terça

Compartilhe esta notícia:

O general Hamilton Mourão embarcou nesta segunda-feira para Buenos Aires. (Foto: Reprodução/Twitter/@GeneralMourao)

O presidente Jair Bolsonaro decidiu enviar seu vice, o general Hamilton Mourão, para a posse do presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández. A informação foi confirmada pelo porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (9) depois de Bolsonaro ter desistido de enviar um representante brasileiro. “Eu vejo como gesto político de boa vontade com o novo governo argentino”, disse Mourão à Folha.

Segundo o vice-presidente, ele foi chamado ao gabinete do presidente na tarde desta segunda, enquanto Bolsonaro estava reunido com uma equipe de ministros: Paulo Guedes (Economia), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Augusto Heleno (GSI).

Mourão disse não ter sido informado sobre os motivos que fizeram o presidente mudar de ideia, mas afirmou que ouviu de Bolsonaro se ele se importava de representá-lo na posse de Fernández.

O vice disse ainda que o presidente pediu que ele levasse os cumprimentos e desejo de boa sorte ao novo líder argentino, mas não soube dizer se o presidente brasileiro telefonará para o colega. Mourão embarcou na noite desta segunda-feira para Buenos Aires. O evento de posse será realizado nesta terça-feira (10).

Resultado das urnas

Bolsonaro é crítico de Fernández por seu posicionamento político de esquerda e de proximidade com Cristina Kirchner, sua vice, aliada dos ex-presidentes brasileiros Dilma Rousseff e Lula.

Após o resultado das urnas, no fim de outubro, o presidente brasileiro decidiu não ligar para o argentino para cumprimentá-lo pela vitória. Ele dirigiu uma série de críticas ao candidato eleito por ele ter declarado apoio à liberdade do ex-presidente Lula.

Bolsonaro havia desistido de enviar um representante após a ida do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao país vizinho na semana passada.

Segundo assessores presidenciais, Bolsonaro foi convencido por Maia a mudar de decisão e a fazer um gesto diplomático em direção à Argentina. Ele telefonou na tarde desta segunda para avisar o presidente da Câmara sobre a mudança de planos.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Comissão do Senado aprova projeto que permite prisão após condenação em segunda instância
Podemos decide expulsar Marco Feliciano
https://www.osul.com.br/bolsonaro-recua-e-decide-enviar-mourao-para-representar-o-brasil-na-posse-do-novo-presidente-da-argentina-nesta-terca/ Bolsonaro recua e decide enviar Mourão para representar o Brasil na posse do novo presidente da Argentina nesta terça 2019-12-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar