Terça-feira, 31 de março de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bolsonaro retira do Plano Nacional de Turismo o incentivo ao turismo gay

Compartilhe esta notícia:

No plano original, assinado durante o governo de Michel Temer, as estratégias previam "sensibilizar o setor para a inclusão das pessoas idosas e do público LGBT no turismo". (Foto: Reprodução)

O governo federal publicou nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial da União, o decreto que aprovou o Plano Nacional de Turismo 2018-2022. O novo texto retira o incentivo ao turismo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

No plano original, elaborado na gestão do ex-ministro do Turismo Marx Beltrão e assinado durante o governo de Michel Temer, as estratégias previam “sensibilizar o setor para a inclusão das pessoas idosas e do público LGBT no turismo”. Agora, elas se restringem ao público idoso.

Em abril deste ano, durante um café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil “não pode ser o País do turismo gay”.

Os turistas LGBT representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor, segundo dados do plano original. Mesmo retirando o fomento ao turismo da população LGBT, o novo plano propõe aumentar a entrada anual de visitantes internacionais no País de 6,5 milhões de pessoas para 12 milhões de pessoas.

O que diz o ministério

Procurado, o Ministério do Turismo afirmou que o Plano Nacional de Turismo tem o objetivo de “estimular o desenvolvimento do turismo para que seja acessível a todos” e alcançar as metas estabelecidas.

Conforme a pasta, as metas são “gerar 2 milhões de empregos, incluir 40 milhões de brasileiros no mercado doméstico de viagens e promover o aumento dos atuais 6,6 milhões para 12 milhões no número de turistas internacionais”. “Vale ressaltar que o incentivo ao turismo responsável, também expresso no PNT, trata o setor de forma ampla”, afirmou a pasta.

“Já estamos aperfeiçoando a legislação do setor de turismo, com vistas a estruturar a atividade, e melhorando o ambiente de negócios para estimular novos investimentos. O novo PNT chega para chancelar essas melhorias e estabelecer metas de crescimento em um novo cenário”, disse o ministro Marcelo Álvaro Antônio.

“Ao mesmo tempo em que promove a estruturação do turismo com projetos de infraestrutura e financiamentos aos setores público e privado, o Plano Nacional de Turismo contempla ainda o turismo responsável por meio de ações de acessibilidade e adoção de práticas sustentáveis no setor, estimulando o desenvolvimento local através de novas atividades turísticas que incorporem aspectos da produção, da cultura e da culinária regional”, segundo o Ministério do Turismo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Atos e paralisações contra os cortes na educação ocorreram em pelo menos 173 cidades do País, incluindo Porto Alegre
Governo reconhece que fala do ministro da Educação estimulou manifestações
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar