Quinta-feira, 30 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Guilherme Boulos toma posse como ministro de Lula e pede minuto de silêncio pelas vítimas de operação no Rio

Compartilhe esta notícia:

Guilherme Boulos é novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, pasta responsável pela relação do governo com os movimentos sociais. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) tomou posse nessa quarta-feira (29) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, pasta responsável pela relação do governo com os movimentos sociais. Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, ele pediu um minuto de silêncio “por todas as vítimas” da operação policial realizada na terça-feira (28) no Rio de Janeiro, e que deixou mais de 100 mortos.

“Tenho orgulho de fazer parte do governo do presidente que sabe que a cabeça do crime organizado desse país não está no barraco de uma favela, muitas vezes está na lavagem de dinheiro lá na (Avenida) Faria Lima, como vimos na Operação Carbono Oculto da Polícia Federal”, disse Boulos em seu discurso de posse.

Guilherme Boulos parabenizou Márcio Macedo pelo trabalho na reconstrução do processo de participação social e ressaltou que vai continuar a missão de dialogar com todos.

“O presidente Lula me deu a missão, como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, de ajudar nessa reta final do seu terceiro mandato a colocar o governo na rua, a rodar todos os cantos desse país, ouvir as pessoas, conversar olho no olho, ter a humildade de ouvir críticas e, ao mesmo tempo, apresentar o que o nosso governo tem feito pelo povo brasileiro”, destacou Boulos.

O novo ministro enfatizou a contribuição que a população dá para a construção de políticas públicas eficazes. “A proposta é dialogar com todo mundo, não só com quem já concorda com a gente. Porque a gente sabe que as políticas que mudam a vida das pessoas, elas não nascem só de palácios e só de gabinetes. Elas nascem do povo, dos territórios populares, elas nascem das ruas. O presidente Lula sabe muito bem disso”, afirmou.

Boulos é deputado federal por São Paulo. É professor e psicanalista. Graduado em filosofia e mestre em psiquiatria pela USP.

Márcio Macedo lembrou que assumiu o ministério, em janeiro de 2023, com a missão de trazer as pessoas de volta para o centro das políticas públicas, após anos de devastação das pautas sociais e ataques à sociedade civil organizada. “Hoje passo a missão adiante com a certeza de um legado coletivo construído e consolidado: a participação social como método de governo”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Partido de Bolsonaro cogita lançar secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro como candidato a governador após operação mais letal da história da capital fluminense
Governador do Rio de Janeiro volta a polemizar com o governo federal e ataca críticos: “Ou soma, ou suma!”
https://www.osul.com.br/boulos-toma-posse-como-ministro-de-lula-e-pede-minuto-de-silencio-por-vitimas-de-operacao-no-rio/ Guilherme Boulos toma posse como ministro de Lula e pede minuto de silêncio pelas vítimas de operação no Rio 2025-10-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar