Sábado, 20 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Brasil compra 18 milhões de doses de vacina contra dengue

Compartilhe esta notícia:

Até 2025, a empresa enviou 15,6 milhões de doses ao Brasil.(Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde oficializou a compra de 18 milhões de doses da vacina da Takeda para dengue. O imunizante — com aplicação em duas doses — é neste momento oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes de 10 a 14 anos. O volume de aplicações já tinha sido previamente divulgado, mas nesta semana a pasta publicou no Diário Oficial da União a oficialização do acordo no valor de R$ 1,57 bilhão, com entregas previstas até 2027.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que “adquiriu todas as doses da vacina contra a dengue disponibilizadas pelo laboratório Takeda”. A farmacêutica, por outro lado, afirmou que a quantidade de doses fornecida ao Ministério da Saúde foi definida no ano de 2025. Neste momento, defende a Takeda, após esforços de ampliar a distribuição “possui disponibilidade para fornecer um volume de doses sensivelmente superior ao contratado, visando suprir essa necessidade em saúde pública”.

As primeiras doses desse acordo, diz a farmacêutica, já começam a chegar nos próximos 30 dias, para quando está prevista uma entrega de 4 milhões de doses. O restante deverá ser integrado ao sistema até agosto de 2027, conforme o acordo entre o governo federal e a empresa.

Até 2025, a empresa enviou 15,6 milhões de doses ao Brasil. O país é o principal cliente para essa vacina. Estima-se que até 80% da produção global seja destinada ao país. O mercado privado também disponibiliza a vacina para pessoas de 4 a 60 anos. O imunizante, diz o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), protege contra os quatro sorotipos de dengue.

Vacina do Butantan
A continuidade do acordo com a Takeda anda em paralelo com a investigação que envolve a vacina, também contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante em dose única teve o uso suspenso no começo do mês após o aparecimento de efeitos adversos graves e não identificados nos estudos em pacientes que receberam a vacina.

A pausa, explicou o ministro Alexandre Padilha na ocasião da suspensão, tem a ver com a necessidade de compreender se o oferecimento da vacina pode estar de alguma forma relacionado a esses quadros de saúde. Entre os registros que causam maior preocupação, há dois óbitos, ambos de profissionais de saúde que tinham recebido a Butantan-DV recentemente. O ocorrido, é importante reforçar, segue sob investigação e não há determinação de que, de fato, são fruto do uso do imunizante.

Em entrevista, o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás afirmou que avalia desdobramentos em estudos já existentes para “contribuir com a base de dados” de informações sobre a vacina junto ao Ministério da Saúde.

— Temos que nos debruçar sobre as bases de dados, aprofundar os estudos desses casos onde ocorreram relatos de efeitos adversos ou reações. E tentar esclarecer, um por um, para saber o que de fato pode ser relacionado à vacina e o que pode ser somente uma coincidência — disse.

Até a suspensão, a vacina do Butantan tinha sido usada em 500 mil brasileiros. Uma parte deles, cerca de 80 mil, fizeram parte de uma a vacinação piloto em em Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). A ideia da análise, entre outros pontos, era avaliar o quanto da população de uma região precisaria ser vacinada para que a imunidade coletiva já fizesse frente ao avanço da doença. Entre essas pessoas vacinadas não houve identificação de efeito adverso grave, apenas em trabalhadores de área da saúde, outro grupo que recebeu as aplicações. Com informações do portal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Brasil não retoma nível pré-pandemia e tem mais de 1 milhão de alunos com atraso escolar
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x