Quinta-feira, 09 de dezembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Futebol Brasil e Argentina podem jogar a Liga das Nações

Compartilhe esta notícia:

A reaproximação da Conmebol com a Uefa agora prevê a abertura de um escritório conjunto em Londres para projetos futuros. (Foto: Reprodução)

Em meio à tentativa da Fifa (entidade máxima do futebol) de colocar a Copa do Mundo de dois em dois anos, a Uefa deu um contragolpe que coloca Brasil e Argentina no meio.

Nas últimas semanas, a entidade europeia apresentou à Conmebol um projeto para incluir países sul-americanos na Liga das Nações, torneio criado no Velho Continente em 2018. A informação foi inicialmente divulgada pela Gazzetta dello Sport.

Em um movimento inicial, Brasil e Argentina seriam os incluídos. As duas seleções têm sido alvos da Fifa para participarem da Copa bienal. Já a participação na Liga das Nações resolveria os problemas das duas em enfrentar rivais europeus como forma de preparação para a Copa do Mundo.

A ideia seria que os quatro primeiros da Liga das Nações ou da Eurocopa enfrentassem os quatro primeiros da Copa América em um torneio que ainda teria o regulamento definido.

Vale lembrar que Uefa e Conmebol, recentemente, abriram em conjunto um escritório em Londres e definiram para 2022 o confronto entre Argentina e Itália, campeãs da Copa América e da Eurocopa, respectivamente.

A ideia da inclusão de seleções sul-americanas na Liga é uma reação à Fifa, que trabalha pela realização da Copa do Mundo a cada dois anos. A ideia do mundial bienal já foi rechaçada tanto pela Uefa quanto pela Conmebol. A entidade sul-americana, no entanto, chegou a ser favorável ao novo modelo. Inclusive, em 2018, o próprio presidente Alejandro Dominguez propôs o tal projeto à Fifa.

A reaproximação da Conmebol com a Uefa agora prevê a abertura de um escritório conjunto em Londres para projetos futuros. Um deles já está confirmado. A Copa Intercontinental, disputada pelos campeões da Europa e da América, terá a primeira edição em junho de 2022 entre Itália e Argentina.

Há ainda outra carta na mesa da Uefa para enterrar de vez os planos da Fifa. Há a discussão da ampliação do Campeonato Europeu no ano que coincidiria com a Copa do Mundo.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Futebol

Inter e Corinthians se enfrentam no Beira-Rio pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro; acompanhe
Entenda os fatores que afetam os preços inflacionados dos ingressos no futebol brasileiro
Deixe seu comentário
Pode te interessar