Quinta-feira, 16 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Brasil e México fecham acordo para comércio de cachaça e tequila

Compartilhe esta notícia:

Objetivo é impulsionar e proteger o comércio das duas bebidas (Foto: AFP)

Os governos de Brasil e México anunciaram nesta segunda-feira (22) a conclusão das negociações de um acordo para fomentar o comércio e proteger a denominação de origem da cachaça e da tequila.

O acordo “garante a proteção recíproca da cachaça e da tequila como indicações geográficas do Brasil e do México, respectivamente, protegendo esses produtos da concorrência desleal de outros que pretendam se beneficiar indevidamente da reputação” dessas bebidas nacionais, destacou a Secretaria de Economia do México em comunicado.

Além disso, o acordo também aborda questões técnicas que poderiam “dificultar o comércio bilateral desses dois produtos através do reconhecimento das legislações correspondentes de ambos os países”. Com isso, os dois países procuram expandir o comércio das duas bebidas em um entorno de “certeza e segurança plena” para produtores e exportadores, acrescentou a Secretaria de Economia do México no comunicado.

O acordo contempla o estabelecimento de um grupo de trabalho para abordar temas como a presença de produtos que utilizem de maneira equivocada as denominações cachaça e tequila e produtos apócrifos nos mercados brasileiro e mexicano, respectivamente, explicou a Secretaria de Economia do México. (AG) 

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Prévia da inflação oficial é a maior para fevereiro desde 2003
Professora de religião é a nova Miss Alemanha
https://www.osul.com.br/brasil-e-mexico-fecham-acordo-para-comercio-de-cachaca-e-tequila/ Brasil e México fecham acordo para comércio de cachaça e tequila 2016-02-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar