Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 21 de janeiro de 2016
Quase metade da população brasileira ainda não tem acesso à internet. Um estudo do Banco Mundial mostrou que, comparado a outros países, somos o sétimo mais desconectado do mundo. Tem muita gente que tem celular, mas que só usa internet grátis. São os “caçadores de wi-fi”.
Se não tiver senha, eles entram mesmo. Como o serviço é caro, tem gente que só navega no sinal alheio. É a única maneira de se manter conectado. Não é à toa que tem tanto brasileiro fora da rede. Apesar disso, o governo não considera a internet cara. Um estudo do Banco Mundial concluiu que 98 milhões de brasileiros, quase metade da população do País, vivem sem internet. São os chamados “off-line”.
Em um ranking de países com mais gente desconectada, o Brasil aparece em sétimo lugar. O campeão é a Índia. Depois vêm China, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Nigéria. O estudo não entra em detalhes sobre o Brasil. Fala de um modo geral que quem está desconectado não consegue competir de igual para a igual.
O governo admite que ainda são muitos os desconectados, mas trabalha com um número menor que o do Banco Mundial: 78 milhões, 20 milhões a menos que o estudo. “É um número muito relevante. E que precisa fazer com que nós, do governo, tenhamos a celeridade necessária para incluir no mundo digital esses brasileiros”, disse o ministro das Comunicações, André Figueiredo. (AG)