Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Brasil já tem as doses para o grupo prioritário

Compartilhe esta notícia:

Ministério da Saúde informou estudar a oferta de empresa da Polônia para a compra do imunizante. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A semana começa com uma ótima notícia: o governo federal já garantiu doses suficientes de vacinas contra a Covid para aplicar ao menos uma dose em todos os 77 milhões de brasileiros incluídos no grupo prioritário. Isso foi possível graças à entrega de quase cinco milhões de doses pela Fiocruz e Instituto Butantan semana passada, elevando a 80 milhões o total de doses disponibilizadas ao Plano Nacional de Imunização.

Estágio atual
Antes da nova entrega, o governo tinha disponibilidade de 75,6 milhões de doses, das quais 66,7 milhões já haviam sido entregues aos Estados.

Idosos vacinados
O Brasil já aplicou ao menos uma dose em 35 milhões de pessoas e agora foca em pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades e deficiência.

Vacinação avança
Esses grupos equivalem, segundo o PNI, a 25,5 milhões de pessoas. Há também professores, empregados de transporte, segurança pública…

É mole?
Apesar de gerar revolta em muitos cidadãos de bem, criminosos presos também estão no grupo de “prioridade” sobre quem cumpre as leis.

Presidente: ‘não se enfrenta bandidos com rosas’
Diante de operação policial no Rio de Janeiro como elevada “letalidade”, o presidente se saiu com esta: “não se enfrenta bandidos com pétalas de rosas”. A declaração não foi de Jair Bolsonaro, do contrário já haveria manifestações indignadas de ministros do STF e de políticos e jornalistas de oposição. A declaração, naquele ano de 2007, foi do então presidente Lula, após a confirmação de 19 bandidos mortos pela polícia carioca.

Profissão: oportunistas
Ao contrário de agora, ficaram calados em 2007 os aspones de Direitos Humanos que usam a ONU para atacar a polícia do Rio.

Manada obediente
Na ocasião, ONGs oportunistas e políticos idem, que hoje chamam os policiais de “monstruosos”, não ousaram criticar a declaração de Lula.

Hora o chilique
O ex-deputado fujão Jean Willys, que em 2007 ficou calado, reapareceu dando chiliques sobre o conflito entre bandidos e polícia em Jacarezinho.

Mentira desfeita
O embaixador da China, Yang Wanming, contou ao chanceler Carlos França que o Brasil é o destino de 80% do IFA chinês, insumo para as vacinas. Isso desmente as fake news sobre “problemas diplomáticos”.

Senador Picler
O ex-deputado federal Wilson Picler, empresário bem sucedido em Educação no Paraná, circulou em Brasília e ouviu apelos para que dispute vaga de senador, em 2022. Ele gosta da ideia.

Quase 1 milhão ao dia
Entre a segunda, 3, e a sexta, 7, o Brasil aplicou a média quase 1 milhão de doses de vacinas contra covid por dia, perto da meta fixada pelo ministro Marcelo Queiroga (Saúde). A média exata foi de 991.506 doses.

Só falta a Anvisa
Fernando Marques, da União Química, que representa a Sputnik V, disse à Comissão da Covid no Senado que sua empresa já tem “condições operacionais” para iniciar a produção do insumo e envase da vacina.

Mentir à CPI não pode
O senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) pede explicações a Mandetta, sobre a lorota de que na gestão dele “não foram emitidos documentos sobre o uso da cloroquina como terapia para formas graves da covid-19”.

Quando querem, trabalham
Desde o início, em 27 de abril, a CPI da Pandemia tem ritmo atípico de trabalho. Aprovou 216 requerimentos em apenas cinco reuniões. Uau! No plenário, em todo o ano de 2020, o Senado só aprovou 204 matérias.

E as manchetes?
O dólar encerrou na sexta-feira sua sexta semana consecutiva de quedas frente ao real. A moeda norte-americana registrou no fim da última semana o menor valor (R$5,22) desde 14 de janeiro (R$ 5,21)

Digital e espécie
Levantamento da corretora de valores GetMoney revelou aumento de 220% nas remessas para o exterior e crescimento de 68% na compra de papel moeda durante a pandemia devido às restrições de deslocamento.

Pensando bem…
…notícia ruim é não é hábito, é vício.

PODER SEM PUDOR
Conspiração
O senador pernambucano José Jorge (PFL, atual DEM) usava a palavra, na CPI dos Bingos, mas parecia querer a atenção do relator da comissão, senador Garibaldi Aves (PMDB-RN), que conversava com o colega e conterrâneo Agripino Maia (PFL). José Jorge não perdeu a piada simpática: “Devem estar conspirando contra o Fernando Bezerra (na época, senador filiado ao PTB), para ver quem será o governador…”

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Relações Brasil-China vão muito bem, obrigado
Brasil passa Reino Unido e está no Top-4 da vacina
https://www.osul.com.br/brasil-ja-tem-as-doses-para-o-grupo-prioritario/ Brasil já tem as doses para o grupo prioritário 2021-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar