Sábado, 20 de junho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Brasil mantém queda expressiva da média de mortes por coronavírus há uma semana

Compartilhe esta notícia:

O País registrou 37.038 novos diagnósticos em 24 horas. (Foto: Reprodução)

O Brasil registrou 118 novas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 609.602 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 235 — abaixo da marca de 250 pelo 6º dia (e abaixo de 300 pelo 8º dia).

Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -31% e aponta queda pelo oitavo dia seguido. Há uma semana o País mantém tendência de queda expressiva nesse comparativo, com ao menos 30% de diminuição todos os dias.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados na noite desta segunda-feira (8). O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.

Casos

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 21.883.980 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 6.152 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 10.222 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -15% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica estabilidade nos diagnósticos, após 6 dias seguidos apontando queda.

Em seu pior momento a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.

Estados

Oito Estados não registraram óbitos em 24 horas: Acre, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Roraima, Sergipe e São Paulo. Desconsiderando os dias em que houve problema no sistema, esta é a primeira vez desde o início da pandemia que SP não registra mortes em um dia. No Acre também não houve registro de casos no dia.

— Em alta (4 Estados): Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo.

— Em estabilidade (8 Estados): Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

— Em queda (14 Estados e o DF): Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.

Vacinação

Mais de 120 milhões de brasileiros estão totalmente imunizados ao tomar a segunda dose ou a dose única de imunizantes contra a covid. Os dados também reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa apontam que 120.558.047 pessoas receberam as doses, número que representa 56,52% da população.

Os que tomaram a primeira dose de alguma vacina contra a covid e estão parcialmente imunizados são 156.060.719 pessoas, o que representa 73,16% da população. O reforço foi aplicado em 10.432.072 pessoas (4,89% da população).

Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 287.050.838 doses aplicadas desde o começo da vacinação, em janeiro deste ano.

 

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

A duas semanas do Enem, número de servidores do Inep que pediram demissão coletiva chega a 33.
Brasil retoma projeto de energia nuclear
Pode te interessar