Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 16 de maio de 2015
O Brasil tem fama de ser um lugar alegre, mas será que essa imagem corresponde à realidade? De acordo com o “Informe Mundial sobre a Felicidade 2015”, possivelmente. Conforme O Sul divulgou, o País aparece em 16º lugar em uma lista de 158 nações. Na comparação com a última edição do levantamento, em 2013, o Brasil galgou oito posições.
Suíça, Islândia, Dinamarca, Noruega, Canadá, Finlândia, Holanda, Suécia, Nova Zelândia e Austrália dominam o top dez. Ou seja, os pequenos e médios países no Oeste da Europa ocupam sete das dez primeiras posições. Ambos em guerra atualmente, Afeganistão e Síria se uniram aos oito países subsaarianos da África – Togo, Burundi, Benim, Ruanda, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné e Chade – no grupo dos dez países menos felizes do mundo. Apesar do conflito vivido pelo Iraque, o país aparece em 112, à frente de África do Sul, Índia, Quênia e Bulgária.
Realizado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas), o estudo se baseia em dados da pesquisa Gallup World Poll, levando em conta variáveis como PIB (Produto Interno Bruto) per capita, expectativa de vida (dados da Organização Mundial da Saúde) e apoio social, além de índices aferidos pela Gallup, que fez perguntas como “você está satisfeito ou insatisfeito com a sua liberdade de escolher o que você faz com a sua vida?”, “você doou dinheiro para uma instituição de caridade no mês passado?” e “a corrupção é generalizada no governo ou não?”.
“Esse documento mostra como o bem-estar social pode ser alcançado”, disse Jeffrey Sachs, líder do estudo em nome das Nações Unidas e diretor do Earth Institute da Universidade de Columbia de Nova York (EUA), acrescentando: “Não é apenas uma questão econômica, mas também de justiça, honestidade, confiança e boa saúde”.
Segundo a pesquisa, o Brasil está à frente de diversas economias mais desenvolvidas, como Reino Unido (21º), França (26º) e Alemanha (29º), e apenas uma posição atrás dos EUA. Na América Latina, o País está entre os três mais felizes, atrás de Costa Rica (12º) e México (14º). A vizinha Argentina ficou com a 30 colocação. (AG)