Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Brasil proporá à Argentina livre-comércio de carros

Compartilhe esta notícia:

Argentinos resistem ao livre-comércio automotivo, temendo uma invasão de carros brasileiros no país. Foto: Reprodução

O Brasil apresentará ao novo governo argentino do presidente de Mauricio Macri, em reunião em Buenos Aires, marcada para quinta-feira, uma proposta de acordo de livre-comércio no setor automotivo. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, declarou que “caminhamos para esse tipo de negócio no Mercosul”. Segundo ele, as condições para um acerto estão dadas.

Monteiro aposta na postura liberal do novo Executivo argentino para costurar a proposta. Em 2015, um acordo, liberando o comércio automotivo, foi assinado com o Uruguai. O ministro disse que há espaço para que o comércio de automóveis entre o Brasil e a Argentina possa se fortalecer, assim como em toda a região.
Um pacto automotivo também foi firmado com a Colômbia no ano passado. A estratégia brasileira é aumentar o acesso a mercados, principalmente neste momento no qual a taxa de câmbio no País está mais favorável aos produtos nacionais.

Para Monteiro, o crescimento das exportações é a saída para as empresas enfrentarem a redução da demanda doméstica, que não se recuperará tão cedo. Ele avaliou que a balança comercial surpreenderá em 2016 e apresentará lucro maior que a previsão, estimado em 35 bilhões de dólares.

Segundo o ministro, o setor não tem outra saída a não ser ampliar as exportações. “Temos de combinar o câmbio com a política comercial brasileira para melhorar as condições de acesso ao mercado”, explicou Monteiro.

Na Argentina, a liberalização do comércio de veículos sempre sofreu resistência pelo temor de uma invasão de carros brasileiros. (AE)

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Financiamentos de veículos novos no Brasil caem 36% em janeiro
Desde a posse do atual diretor-geral da Polícia Federal, há três meses, Temer discute como trocar o delegado responsável pelo inquérito contra ele
https://www.osul.com.br/brasil-propora-a-argentina-livre-comercio-de-carros/ Brasil proporá à Argentina livre-comércio de carros 2016-02-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar