Quinta-feira, 08 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo “Brasil se une em oração e acolhimento”, diz Bolsonaro sobre o novo papa

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro dá as boas-vindas à Leão XIV e diz esperar que sua missão seja “marcada pela defesa inabalável da vida”.

Foto: Alan Santos/PR e Vatican News
Bolsonaro dá as boas-vindas à Leão XIV e diz esperar que sua missão seja “marcada pela defesa inabalável da vida”. (Foto: Alan Santos/PR e Vatican News)

O ex-presidente Jair Bolsonaro celebrou, nesta quinta-feira (8), a escolha do novo papa eleito, que passa a ser conhecido como Leão XIV.

“O Brasil, nação de maioria cristã e devota, se une em oração e acolhimento. Que este novo tempo na Igreja seja fonte de unidade, renovação e fé”, escreveu o ex-presidente em rede social.

O anúncio da eleição do americano, cardeal Robert Francis Prevost, foi feito no início desta tarde, no segundo dia de conclave. Na publicação, Bolsonaro dá as boas-vindas à Leão XIV e diz esperar que sua missão seja “marcada pela defesa inabalável da vida”.

“Com profunda fé, respeito e esperança que dou as boas-vindas ao novo Santo Padre, sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo na Terra. Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização”.

A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina anunciou ao mundo que os cardeais chegaram a um consenso e haviam elegido o novo papa.

Mais ou menos uma hora depois desse acontecimento, Robert Prevost foi revelado como líder da igreja Católica. As primeiras palavras do americano após anúncio foram: “a paz esteja com vocês”.

“Esta é a primeira saudação de Cristo ressuscitado, o bom pastor que entregou a vida por Deus”, diz o papa, explicando a escolha da saudação. “E eu gostaria também que esta saudação de paz entrasse em nossos corações e em nossas famílias”, acrescentou.

A escolha do conclave por Prevost, um agostiniano progressista de 69 anos e próximo ao papa Francisco, foi anunciada pelo Vaticano, após a fumaça branca ser expelida da Capela Sistina.

O novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro depois de ser anunciado pelo cardeal Dominique Mamberti. Na sequência, ele fez seu primeiro discurso, no qual falou de paz e defendeu uma Igreja Católica missionária:

“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”, disse Pervost em sua primeira fala como papa Leão XIV.

O agora papa Leão XIV indicou também no discurso que dará continuidade ao trabalho de Francisco: “Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem”.

Prevost é também o primeiro papa da história da Igreja Católica vindo dos Estados Unidos — país majoritariamente protestante— e já se posicionou contra políticas do governo de Donald Trump.

O novo papa também tem cidadania peruana, adquirida após anos de missão no país, onde foi nomeado bispo em 2015.

O novo pontífice liderará a Igreja Católica em um momento de perda gradual de fiéis e terá de fazer frente à alta popularidade do papa Francisco e líder com um momento turbulento na geopolítica mundial, marcado por grandes guerras.

Sob o papado de Francisco, a Igreja Católica aumentou protagonismo na diplomacia mundial e passou a atuar na mediação de grandes conflitos, como a guerra da Rússia na Ucrânia.

Ao longo do discurso, Prevost insistiu no tema de promover a paz. Antes do conclave, o Vaticano afirmou que os cardeais votantes expressaram a intenção escolher um novo nome que desse continuidade à “muitas das reformas” promovidas pelo papa Francisco.

Nascido em Chicago, Robert Prevost construiu sua carreira eclesiástica no Peru, onde adquiriu a nacionalidade do país sul-americano.

Em seu discurso, inclusive, fez uma mensagem em espanhol agradecendo à Diocese do país latino-americano. Foi a primeira vez que um papa falou em outro idioma além do italiano no discurso inaugural.

Ele também fez menção ao antecessor em seu primeiro discurso nesta quinta. “Obrigado, papa Francisco”, disse o novo papa.

O tradicional anúncio de “habemus papam” ocorreu pouco mais de uma hora após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, mantendo a média dos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, os anúncios demoraram entre 1h e 2h após o sinal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Novo papa cancelou viagem ao Brasil para participar de conclave
Leão XIV presta homenagem a Francisco durante primeiro discurso como papa
https://www.osul.com.br/brasil-se-une-em-oracao-e-acolhimento-diz-bolsonaro-sobre-novo-papa/ “Brasil se une em oração e acolhimento”, diz Bolsonaro sobre o novo papa 2025-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar