Quarta-feira, 08 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Brasil tem 17 casos confirmados de intoxicação por metanol

Compartilhe esta notícia:

O Ministério da Saúde anunciou que recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. (Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde anunciou que recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Desse total, 17 casos foram confirmados e 200 estão em investigação. O boletim mais recente com atualização dos casos foi divulgado pela pasta na noite de segunda-feira (6).

O Estado de São Paulo informou nessa terça que o total de casos de intoxicação por metanol é de 176, sendo 158 em investigação e 18 confirmados. São 10 óbitos, sendo três confirmados e sete em investigação. Já o Paraná registra dois casos confirmados.

Agora são três as vítimas registradas no Estado de São Paulo pela ingestão da substância tóxica no país. A Prefeitura de São Bernardo confirmou a morte de Bruna Araújo de Souza, de 30 anos de idade, após consumir bebida contaminada por metanol. Conforme o comunicado da prefeitura, Bruna estava sob cuidados paliativos desde que foi internada por ter consumido vodca com metanol.

Outros 12 Estados notificaram casos em investigação: Acre (1), Ceará (3), Espírito Santo (1), Goiás (3), Minas Gerais (1), Mato Grosso do Sul (5), Paraíba (1), Pernambuco (10), Piauí (3), Rio de Janeiro (1), Rondônia (1) e Rio Grande do Sul (1 caso foi descartado nessa terça-feira e outro seguia em investigação). Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso descartaram os casos que estavam sob análise.

A segunda remessa de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, começou a ser enviada a mais quatro estados. Com essa nova entrega, o total de frascos distribuídos pelo Ministério da Saúde chega a 1.125, alcançando nove estados: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro.

O envio de etanol farmacêutico faz parte da resposta do Ministério da Saúde diante dos casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol registrados no país nas últimas semanas. Essas ampolas integram o estoque estruturado em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), garantindo reposição e distribuição conforme a necessidade de estados e municípios. Outras 60 mil ampolas de etanol estão em processo de aquisição.

Total de ampolas de etanol farmacêutico para os estados:

– Acre: 30;

– Bahia: 90;

– Ceará: 120;

– Distrito Federal: 90;

– Goiás: 75;

– Mato Grosso do Sul: 60;

– Pernambuco: 240;

– Paraná: 360;

– Rio de Janeiro: 60.

Além disso, o Ministério da Saúde adquiriu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol de uma empresa japonesa — uma compra inédita no país de um produto raro no mercado internacional. A empresa ainda doou outras 100 unidades, totalizando 2,6 mil unidades do medicamento. A previsão é que o lote chegue ao Brasil ainda nesta semana e comece a ser distribuído aos estados, conforme as necessidades locais e o registro de casos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski anuncia criação de comitê para enfrentamento da crise do metanol
Governo de São Paulo confirma terceira morte por intoxicação de bebida com metanol
https://www.osul.com.br/brasil-tem-17-casos-confirmados-de-intoxicacao-por-metanol/ Brasil tem 17 casos confirmados de intoxicação por metanol 2025-10-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar