Domingo, 07 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Futsal Brasil vence Portugal e conquista a Copa do Mundo Feminina de Futsal

Compartilhe esta notícia:

Seleção domina decisão em Manila, faz 3 a 0 e garante o título da primeira edição do torneio da Fifa. (Foto: Aitor Alcalde/Fifa)

A Seleção Brasileira conquistou a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal organizada pela Fifa. Na manhã desse domingo (7), em Manila, nas Filipinas, o Brasil venceu Portugal por 3 a 0 e fechou uma campanha dominante, com 100% de aproveitamento. No duelo mais duro do torneio, a equipe do técnico Wilson Sabóia soube controlar a final, foi eficiente nas chances que criou contra as portuguesas e contou com grande atuação coletiva para levantar o troféu inédito.

Apesar da vitória com três gols de vantagem, o placar poderia ter sido ainda mais amplo, não fosse o desempenho impressionante de Ana Catarina. A goleira portuguesa, atual melhor do mundo, empilhou defesas decisivas.

A grande protagonista da campanha brasileira também recebeu um prêmio individual ao fim da decisão. Emilly, artilheira do torneio, com sete gols, foi eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo Feminina de Futsal.

Jogo

Portugal iniciou a partida com marcação alta e dificultando a troca de passes do Brasil. Aos seis minutos, Ana Catarina apareceu duas vezes em sequência. Logo depois, houve um lance polêmico, em que o VAR analisou um possível cartão vermelho para Natalinha por um braço na adversária, mas a brasileira recebeu apenas o amarelo.

A partida seguiu equilibrada até a metade do primeiro tempo, quando o Brasil conseguiu encontrar espaço. Em jogada da dupla mais entrosada do Mundial, Ana Luiza serviu Emilly Marcondes, que bateu firme para abrir o placar. O gol levou a brasileira à liderança da artilharia geral, ao lado da espanhola Irene Córdoba. O critério de desempate da Chuteira de Ouro é a quantidade de assistências, e, por isso, o prêmio ficou com a brasileira.

Na volta do intervalo, o Brasil manteve um ritmo forte. Com menos de três minutos, Amandinha, que já foi eleita melhor do mundo oito vezes, aproveitou rebote da goleira e ampliou para 2 a 0. Aos oito minutos, a arbitragem assinalou pênalti após forte choque entre Ana Azevedo e Bianca, goleira brasileira, mas o VAR anulou a marcação. Logo em seguida, as portuguesas pediram uma nova revisão por um possível toque de mão de Ana Luiza, mas não tiveram sucesso.

O Brasil também solicitou revisão por um suposto toque de mão, e nada foi marcado. Nos minutos finais, Portugal partiu para o tudo ou nada e tirou a goleira para jogar com linha de cinco. A estratégia, porém, não deu certo. Débora Vanin, que marcou em todos os jogos do Mundial, aproveitou um erro português e, faltando dois minutos para o fim, acertou o gol vazio para fazer 3 a 0 e garantir o título da primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da história.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Futsal

https://www.osul.com.br/brasil-vence-portugal-e-conquista-a-copa-do-mundo-feminina-de-futsal/ Brasil vence Portugal e conquista a Copa do Mundo Feminina de Futsal 2025-12-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar

sem nada para mostrar