Sábado, 04 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Brasileira vítima de violência doméstica no Japão obtém autorização judicial para voltar ao Brasil

Compartilhe esta notícia:

O tremor teria ocorrido a 16,1 km de profundidade. (Foto: Divulgação)

Uma ajudante geral brasileira vítima de violência doméstica no Japão conseguiu autorização judicial para voltar ao Brasil com os dois filhos após uma batalha burocrática. O nome da mulher não foi divulgado pela Defensoria Pública de São Paulo, responsável pela obtenção do alvará judicial que permitiu a regularização dos documentos e o retorno.

A ajudante geral mora no Japão desde 1999. Aos 20 anos, ela embarcou com o marido para Nagoia, um grande polo de imigração de brasileiros. O casal teve dois filhos, o primeiro nascido em 2005 e o segundo em 2012. Agredida constantemente pelo homem, a mulher procurou ajuda em um abrigo do governo japonês para vítimas de violência doméstica. Após a separação, segundo a Defensoria Pública, o marido voltou ao Brasil e nunca mais buscou informações sobre a família.

A ajudante geral ficou no Japão com as duas crianças e conseguiu guardar dinheiro para comprar as passagens aéreas de volta. No entanto, para isso precisava do consentimento paterno para a renovação do passaporte do filho mais novo. Além disso, a situação irregular a ameaçava de perder o direito de ficar no abrigo e de ter os filhos levados para um orfanato.

O caso foi parar na Defensoria Pública da União, que acionou a Defensoria Pública de São Paulo. O pai das crianças foi procurado, sem sucesso, o que levou a defensora Claudia Aoun Tannuri a ajuizar uma ação de suprimento de autorização paterna para emissão de passaporte.

A Justiça acolheu o pedido em junho e, por meio de liminar, reconheceu a urgência e autorizou a emissão do passaporte. Agora a ajudante geral está pronta para voltar ao Brasil com os dois filhos. “Era um caso aparentemente complexo, considerando o contexto da assistida e das crianças, que estavam em situação de vulnerabilidade por causa da violência doméstica. Além disso, envolvia outro país, com legislação diversa da brasileira”, diz a defensora Claudia.

No entanto, a providência tomada após as tentativas de encontrar o pai das crianças foi considerada relativamente simples pela Defensoria, pois a ação judicial permitiu a regularização dos documentos e a autorização para a família voltar. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Homem corre 200 quilômetros só para chamar a atenção das mulheres
Menino de 8 anos quase se afoga dentro da piscina de um navio
https://www.osul.com.br/brasileira-vitima-de-violencia-domestica-no-japao-obtem-autorizacao-judicial-para-voltar-ao-brasil/ Brasileira vítima de violência doméstica no Japão obtém autorização judicial para voltar ao Brasil 2016-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar