Segunda-feira, 08 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Brasileiro Wilton Pereira Sampaio é escolhido pela Fifa para apitar a abertura da Copa do Mundo

Compartilhe esta notícia:

Polêmico em solo brasileiro, Wilton Pereira Sampaio goza de prestígio junto à Fifa.

Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras
Polêmico em solo brasileiro, Wilton Pereira Sampaio goza de prestígio junto à Fifa. (Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras)

A Fifa anunciou nesta segunda-feira (8) as equipes de arbitragem escolhidas para apitar os primeiros jogos da Copa do Mundo de 2026. Wilton Pereira Sampaio, acompanhado dos também brasileiros Bruno Pires e Bruno Boschilia, será o responsável por arbitrar o duelo de abertura, entre México e África do Sul, na próxima quinta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Azteca. O VAR ficará sob a tutela do colombiano Nicolás Gallo.

Polêmico em solo brasileiro, Wilton Pereira Sampaio goza de prestígio junto à Fifa. Esta será a sua terceira Copa do Mundo. Na primeira, em 2018, na Rússia, atuou como VAR. Na edição seguinte, no Catar, em 2022, foi árbitro principal.

Na ocasião, o brasileiro foi o árbitro que mais vezes apitou na Copa, ao lado do mexicano Cesar Ramos. Foram quatro jogos conduzidos por Wilton Pereira Sampaio: Senegal 0 x 2 Holanda (fase de grupos); Polônia 2 x 0 Arábia Saudita (fase de grupos); Holanda 3 x 1 Estados Unidos (oitavas de final); e Inglaterra 1 x 2 França (quartas de final).

No jogo entre ingleses e franceses, Wilton foi duramente criticado pelas duas partes. As reclamações giraram em torno da não marcação de uma falta em lance de gol francês e a marcação de um pênalti para a Inglaterra.

Além do jogo de abertura, a entidade máxima do futebol também determinou as equipes dos duelos entre Coreia do Sul e República Tcheca, Canadá e Bósnia-Herzegovina e Estados Unidos e Paraguai.

A partida que envolve coreanos e tchecos, na mesma quinta-feira, às 23h (de Brasília) terá arbitragem egípcia, com Amin Mohamed no apito e Mahmoud Ashour no VAR.

Na sexta-feira, outro anfitrião debuta na Copa do Mundo. Às 16h, o Canadá mede forças com a Bósnia. O árbitro será Facundo Tello, e o VAR, Hernán Mastrangelo, ambos da Argentina. Tello rotineiramente apita jogos de times brasileiros na Libertadores.

Por fim, os Estados Unidos vão enfrentar o Paraguai com arbitragem holandesa de Danny Makkelie. O VAR será o espanhol Carlos del Cerro Grande.

(Com informações do jornal O Estado de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Polícia Federal e Procuradoria-Geral da República devem decidir nesta semana se rejeitam a segunda proposta de delação de Vorcaro
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x