Sexta-feira, 29 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Brasileiros e espanhóis criam cimento ecológico com caroço de azeitona

Compartilhe esta notícia:

Resíduo da combustão dos caroços e das outras partículas é moído e depois misturado com água. (Foto: Reprodução/Facebook)

Pesquisadores da UNESP (Universidade Estadual Paulista) e da UPV (Universidade Politécnica de Valência) desenvolveram um novo tipo de cimento a partir da cinza do caroço de azeitona e dos resíduos procedentes de alto-fornos, uma alternativa mais sustentável aos cimentos utilizados atualmente e a primeira fabricada somente com esses materiais. A informação é da agência EFE.

Jordi Payá, estudioso do ICITECH (Instituto de Ciência e Tecnologia do Concreto) da UPV, afirmou que o novo produto se destaca, especialmente, pela baixa pegada de carbono e por causar um impacto menor ao meio ambiente. Segundo ele, o trabalho abre uma nova via de negócio para o aproveitamento e a valorização energética dessa biomassa.

De acordo com o pesquisador, o processo para a fabricação é “muito simples”, já o resíduo da combustão dos caroços e das outras partículas é moído, a dose adequada de um e de outro é estabelecida e tudo é misturado com água.

O novo cimento apresenta também bom desempenho mecânico, pois tem resistência suficientemente elevada para a aplicação na construção (300 quilos por centímetro quadrado para compressão), especialmente em pré-fabricados.

Entre as suas novidades, os pesquisadores ressaltaram a substituição do reativo químico – caro e com significativa pegada de carbono – necessário em outros cimentos de ativação alcalina analisados anteriormente pela cinza do careço da azeitona.

“O nosso trabalho agora está focado em melhorar a fórmula para obter melhor desempenho e estudar durabilidade e opções de aplicação”, revelou Payá.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Praia brasileira recebe campeonato de surfe com todos os competidores nus
Carro é arremessado a 5 metros de altura na prova de Silverstone
Pode te interessar