Quarta-feira, 27 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Brasileiros já esperam inflação de quase 10%, mostra FGV

Compartilhe esta notícia:

A projeção é de que a Selic chegará a algo em torno da faixa de 8% a 8,5% no final de 2019. (Foto: Banco de Dados)

Os brasileiros já esperam uma inflação de quase 10% nos próximos 12 meses, segundo uma pesquisa feita em julho e divulgada nessa quinta-feira pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV (Fundação Getulio Vargas). Na quinta alta seguida, o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores passou de 9,2% em junho para 9,7% em julho – recorde da série histórica iniciada em setembro de 2005.

“Os resultados mostram que a cada dia a inflação está assustando mais os consumidores. Entre janeiro e julho, as previsões aumentaram 2,5 pontos percentuais, de 7,2% para 9,7%”, afirmou, em nota, o economista da FGV-Ibre Pedro Costa Ferreira. “A pesquisa também mostra que apenas 1% dos brasileiros acredita que a inflação ficará no centro da meta (4,5%) nos próximos 12 meses”, acrescentou.
O levantamento do Ibre aponta, ainda, que 95,5% dos entrevistados acreditam que a inflação ficará no teto da meta estabelecida pelo governo, de 6,5%, ou acima dele. Para 27,5%, a taxa ficará em pelo menos 10%.

Previsões

Em relação às previsões quantitativas de inflação feitas pelos consumidores para os 12 meses seguintes, a faixa compreendida entre 9% e 10% passou a ser, pela primeira vez, a mais citada, atingindo 26,3% das assinalações. A proporção de consumidores prevendo inflação abaixo do teto da meta (6,5%) ficou em apenas 3,5% do total, enquanto a parcela dos que projetam inflação superior a 8% já chega a 79,9% da amostra.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

O doleiro Lúcio Funaro disse que o ex-deputado Eduardo Cunha recebeu 1 milhão de reais para “comprar” votos a favor do impeachment de Dilma
Com queda no preço dos alimentos, população de baixa renda volta às compras
Pode te interessar