Sábado, 24 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Eleições 2026 Brasília fechará a praça dos Três Poderes e reunirá 5 mil agentes de segurança neste domingo de segundo turno

Compartilhe esta notícia:

O bloqueio de vias terá início na tarde de sábado (24). (Foto: Terdag Media)

O Distrito Federal mobilizará 5 mil agentes de segurança pública para o segundo turno das eleições. O esquema prevê o fechamento da praça dos Três Poderes, o reforço do monitoramento por câmeras e drones e a possibilidade de ampliar o bloqueio de vias em caso de aglomerações após a divulgação do resultado.

O esquema prevê a interdição de uma das principais vias da Esplanada dos Ministérios, desde a altura do Museu Nacional, próximo à Catedral de Brasília, até o cruzamento com a L4, nas proximidades da praça dos Três Poderes.

O bloqueio terá início na tarde deste sábado (24), com previsão de liberação entre a noite de domingo (25) e a madrugada de segunda-feira (26). Os motoristas poderão utilizar vias paralelas, como a S2 e a N2, com desvios sinalizados antes do trecho interditado.

Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, o perímetro poderá ser ampliado caso haja grandes aglomerações após a divulgação do resultado das eleições, especialmente em razão de manifestações ou comemorações.

O planejamento também prevê dois policiais militares em cada um dos 614 locais de votação.

Uma célula de inteligência funcionará presencialmente na sede da Secretaria de Segurança Pública, reunindo representantes de 22 órgãos distritais e federais, entre eles a Polícia Federal, a Polícia Civil, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A operação contará ainda com quase 14 mil câmeras do programa DF 360, sendo 200 destinadas exclusivamente ao monitoramento das eleições. Além disso, haverá 15 drones equipados com câmeras térmicas e sistemas de reconhecimento facial e de identificação de placas de veículos. O monitoramento será reforçado a partir deste sábado.

Patury afirmou que as forças de segurança estarão mobilizadas antes, durante e depois da votação e ressaltou a necessidade de respeito às divergências políticas.

“Nós temos que respeitar a democracia, nós temos que respeitar a divergência política. No dia das eleições, você pode usar sua camisa com o número do candidato, pode usar bóton, pode usar bandeira. O que você não pode fazer é algum tipo de cooptação, de convencimento, de comício. Isso não é permitido. A manifestação silenciosa pode ocorrer”, disse.

“Antes, durante e depois a segurança pública estará presente, principalmente no pós-eleição. Nós teremos blitz e não haverá a questão da lei seca, mas se você beber, não dirija. E nós estaremos presentes. O mais importante é aceitar, encarar a democracia de forma muito cidadã”, completou. (Com informações da Folha de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 2026

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Em Cruz Alta, cerimônia de abertura da colheita de trigo ressalta a força do segmento no RS
Com comida típica e música ao vivo, Chalé da Praça XV mantém clima de Oktoberfest até o fim de outubro
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x