Quarta-feira, 29 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bumlai, amigo de Lula, cometeu fraude para financiar PT, diz Moro em decreto de prisão

Compartilhe esta notícia:

O pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, é levado ao avião da PF após ser preso em Brasília. (foto: reprodução)

A prisão do pecuarista José Carlos Bumlai se insere em um esquema de corrupção e fraude para pagar dívidas da campanha da reeleição do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme os depoimentos de delatores e provas que embasaram a decretação da prisão do pecuarista pelo juiz Sergio Moro.

Preso pela Polícia Federal em Brasília nesta terça-feira (24), no âmbito da Operação Lava Jato, o pecuarista, que é amigo de Lula, foi levado para Curitiba.

“José Carlos Bumlai se insere totalmente neste quadro [corrupção, fraude e lavagem sistêmica], pois as provas indicam que disponibilizou seu nome e suas empresas para viabilizar, de maneira fraudulenta, a partido político, com todos os danos decorrentes à democracia”, escreveu Moro no decreto de prisão.

Num dos depoimentos de sua delação premiada, citados por Moro para justificar a prisão, o ex-gerente da área internacional da Petrobras Eduardo Musa afirmou que havia uma dívida de R$ 60 milhões da campanha presidencial de 2006, na qual Lula foi reeleito, com o banco Schahin. Para quitá-la, o governo utilizaria o contrato de operacionalização da sonda Vitória 10.000.

Musa afirmou, em delação, que recebeu US$ 720 mil no exterior a título de propina.

Também delator, o acionista do grupo Salim Schahin afirmou que o negócio foi avalizado por Lula.

“Bumlai chegou a dizer a Fernando [Schahin, diretor do grupo] que o negócio estava ‘abençoado’ pelo presidente Lula”, disse o delator, em depoimento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Guarda Municipal impede roubo de bicicleta no BikePoa
Prefeitura de Porto Alegre abre concurso para assistente administrativo
https://www.osul.com.br/bumlai-amigo-de-lula-cometeu-fraude-para-financiar-pt-diz-moro-em-decreto-de-prisao/ Bumlai, amigo de Lula, cometeu fraude para financiar PT, diz Moro em decreto de prisão 2015-11-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar