Terça-feira, 14 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de outubro de 2025
Cabo Verde conquista classificação inédita para a Copa do Mundo
Foto: Reprodução/XA seleção de Cabo Verde fez história nesta segunda-feira (13) ao vencer Essuatíni por 3 a 0, no Estádio Nacional, em Praia, e garantir pela primeira vez uma vaga na Copa do Mundo. A partida foi válida pela décima rodada das Eliminatórias Africanas e coroou uma campanha marcada por regularidade e superação.
Os gols da classificação vieram todos no segundo tempo, com Dailon Livramento, Willy Semedo e Ianique dos Santos Tavares balançando as redes. Com o resultado, Cabo Verde chegou aos 23 pontos e confirmou a vaga direta para o Mundial. A classificação foi selada também graças ao empate sem gols entre Camarões e Angola, que favoreceu os cabo-verdianos.
Com isso, Cabo Verde se torna o quarto país lusófono a disputar uma Copa do Mundo, ao lado de Brasil, Portugal e Angola, e a 22ª seleção já garantida para o torneio que será realizado na América do Norte em 2026. Entre os classificados estão também Argentina, Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Egito, EUA, Gana, Irã, Japão, Jordânia, Marrocos, México, Nova Zelândia, Paraguai, Tunísia, Uruguai e Uzbequistão.
Sob comando do técnico Pedro Leitão Brito, o Bubista, Cabo Verde mostrou consistência ao longo das Eliminatórias, com apenas uma derrota e oito gols sofridos. Dailon Livramento foi um dos destaques da campanha, sendo o artilheiro da equipe com quatro gols.
A classificação poderia ter vindo na rodada anterior, em um jogo eletrizante contra a Líbia. Após sair perdendo por 3 a 1, Cabo Verde reagiu e empatou com gols de Telmo Arcanjo, Sidny Lopes Cabral e Willy Semedo. No fim, um contragolpe promissor terminou com gol anulado por impedimento, decisão contestada, já que as imagens mostraram o atacante em posição legal. Sem VAR nas Eliminatórias Africanas, o lance não foi revisado, e a confirmação da vaga ficou para a última rodada.
Entenda o formato das Eliminatórias Africanas
A primeira fase conta com 54 seleções divididas em nove grupos de seis. As equipes jogam em turno e returno, e apenas os líderes de cada grupo garantem vaga direta na Copa. Os quatro melhores segundos colocados disputam uma fase eliminatória para tentar uma vaga no play-off intercontinental.
Com a classificação, Cabo Verde entra para a história do futebol africano e lusófono, celebrando uma conquista inédita e promissora rumo ao maior palco do futebol mundial.