Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de janeiro de 2020
O presidente Jair Bolsonaro defendeu na quinta-feira (23) uma maior integração dos povos indígenas à sociedade e, para isso, afirmou que “cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós”.
A declaração foi dada durante a transmissão ao vivo que Bolsonaro costuma fazer semanalmente em suas redes sociais para falar sobre os destaques de seu governo. No momento em que fez o comentário, o presidente tratava da criação do Conselho da Amazônia.
“Com toda certeza, o índio mudou. Cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós. Então, fazer com que o índio cada vez mais se integre à sociedade e seja realmente dono da sua terra indígena. Isso que nós queremos aqui”, disse Bolsonaro.
Durante a “live”, Bolsonaro também destacou que comentou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre as ações do governo na área ambiental. Nos últimos dias, Guedes foi o representante do Brasil no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, onde a preservação do meio ambiente foi tema de destaque.
Na última terça (21), o governo já havia anunciado a criação do Conselho da Amazônia, liderado pelo vice-presidente Hamilton Mourão, e da Força Nacional Ambiental, cuja atuação também seria prioritariamente na Floresta Amazônica. O grupo será composto por órgãos ambientais e policiais militares da região e de outros Estados, mas ainda não há prazo para iniciar os trabalhos.
Já o órgão liderado por Mourão será um trabalho de ação coordenada interministerial para o “desenvolvimento sustentável”, segundo Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente. Ele tratará dos esforços de fiscalização, regularização fundiária, zoneamento econômico e pagamento de serviços ambientais.