Sábado, 03 de outubro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Cade investiga bancos por suposta manipulação do câmbio em cartel

Compartilhe esta notícia:

Diretor garantiu que a ação no exterior não afeta a taxa de câmbio brasileira (Foto: Reprodução)

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu processo administrativo para investigar um suposto cartel formado por instituições financeiras com o objetivo de manipular a taxa de câmbio no País.

As empresas investigadas no processo são Banco Standard de Investimentos, Banco Tokyo-Mitsubishi UFJ, Barclays, Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, HSBC, JP Morgan Chase, Merril Lynch, Morgan Stanley, Nomura, Royal Bank of Canada, Royal Bank of Scotland, Standard Chartered e UBS, além de 30 pessoas físicas.

A investigação teve início a partir de um acordo de leniência celebrado por um participante do cartel com a Superintendência-Geral do Cade e o Ministério Público Federal. Nesse tipo de acordo, o participante aponta os demais envolvidos e se compromete a colaborar com a apuração em troca da extinção ou redução das punições previstas.

Segundo a superintendência-geral do Cade, existem “fortes indícios de práticas anticompetitivas” de fixação de preços e condições comerciais entre as instituições financeiras concorrentes. As condutas teriam durado, pelo menos, de 2007 a 2013.

“Segundo as evidências, os representados teriam feito um cartel para fixar níveis de preços (spread cambial); coordenar compra e venda de moedas e propostas de preços para clientes; além de dificultar e/ou impedir a atuação de outros operadores no mercado de câmbio envolvendo a moeda brasileira”, afirmou o Cade em nota.

Segundo o conselho, as instituições financeiras trocavam informações por meio de chats da plataforma da agência de notícias Bloomberg. Procurada, a agência não se pronunciou. Os acusados terão um prazo de 30 dias para apresentar defesa. O caso terá de ser julgado pelo tribunal do Cade, responsável pela decisão final.

Procurados pela reportagem, os bancos JP Morgan, Morgan Stanley, Merril Lynch, Citigroup e Banco Standard de Investimentos disseram que não vão comentar o assunto. A reportagem está entrando em contato com todos os bancos envolvidos.

Escândalo 

Em 2012, alguns dos maiores bancos europeus foram investigados por suspeita de manipular a taxa Libor (empréstimos entre bancos em Londres), usada em contratos de dívida corporativa, entre 2005 e 2010.

Entre os bancos investigados estavam os britânicos Barclays, HSBC, RBS, Lloyds, alem de Deutsche Bank, UBS, Societe Generale, Credit Suisse, Rabonank, entre outros. As investigações ainda rendem multas e acordos com as instituições financeiras que já somaram mais de 7 bilhões de dólares. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Ministro de Finanças da Grécia diz que renuncia se plebiscito aprovar acordo
Metodologia desenvolvida no Rio Grande do Sul para implantação da REDESIM nos municípios é referência no Brasil
Metodologia desenvolvida no RS para implantação da REDESIM nos municípios é referência no Brasil
Pode te interessar