Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Caixa Econômica Federal faz 356 mil atendimentos no primeiro sábado de consultas sobre o FGTS

Compartilhe esta notícia:

Segundo o banco, o último PDV teve adesão de 4.429 empregados. (Foto: Marcelo Hollanda/AD)

Caixa Econômica Federal realizou 356 mil atendimentos neste sábado (18), no 1º dia de funcionamento no fim de semana para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o saque de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço).

Quase 2 mil agências do banco abriram das 9h as 15h, e o movimento foi considerado tranquilo, sem muitas filas, em São Paulo, Pernambuco e no Acre. A Caixa vai abrir 1.891 agências em outros 4 sábados para esclarecer dúvidas: 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho. De acordo com a Caixa, cerca de 1,4 milhão de trabalhadores interessados em obter informações sobre o FGTS foram atendidos, desde a divulgação do calendário de pagamentos na última terça-feira (14).

A liberação dos saques das contas inativas do FGTS é uma das estratégias do governo para tentar reaquecer a economia brasileira, que passa por período de recessão, com alta da inadimplência e da taxa de desemprego. A estimativa do governo é de que os saques tenham um impacto de R$ 30 bilhões a R$ 35 bilhões na economia.

Economistas avaliam que os saques das contas inativas do FGTS podem ajudar a reduzir a inadimplência, mas terão um impacto limitado para reaquecer o comércio. Eles acreditam que parte desses recursos será usada para quitar dívidas, enquanto o restante deve ir para o consumo e aplicações financeiras.

Saques do FGTS

O governo anunciou em dezembro que os trabalhadores com contas inativas do FGTS até o fim de 2015 terão direito a sacar o dinheiro.

Os resgates obedecerão a um calendário de saques que terá início no dia 10 março e será encerrado no fim de julho, de acordo com o mês de aniversário. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido ao fim do contrato de trabalho.

O saque do FGTS inativo poderá ser feito pelos trabalhadores que pediram demissão ou foram mandados embora por justa causa até dezembro de 2015. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Planos de saúde no País perderam quase três milhões de usuários nos últimos dois anos
Para contrapor Lava-Jato e consolidar candidatura para 2018, PT aumenta exposição de Lula na TV
https://www.osul.com.br/caixa-economica-federal-faz-356-mil-atendimentos-no-primeiro-sabado-de-consultas-sobre-o-fgts/ Caixa Econômica Federal faz 356 mil atendimentos no primeiro sábado de consultas sobre o FGTS 2017-02-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar